Início Comunicação Social Padre Ricardo realiza visita canônica à presença salesiana de Corumbá

Padre Ricardo realiza visita canônica à presença salesiana de Corumbá

83
0
Padre Ricardo conversa com crianças atendidas na Obra Social Dom Bosco em Corumbá

Entre os dias 22 a 24 de agosto, a Comunidade Salesiana Beato Zeferino Namuncurá, de Corumbá, recebeu a visita canônica do Padre Ricardo Carlos, Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso. A recepção foi feita pelos salesianos e aspirantes que compõem a comunidade, P. Eduardo Pereira de Moura (Diretor e Coordenador de Pastoral), P. Inácio Enaureu Martins da Silva (Pároco e Reitor do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora), P. Jair Marques de Araújo (Diretor de Faculdade, Pastoral Universitária e Representante Local da Família Salesiana), P. Osvaldo dos Santos (Vice-Diretor, Ecônomo e Diretor do Colégio) e  aspirantes Valério Roberto Gomes e Jocynei Arruda da Cruz.

Na terça-feira pela manhã foi feita a abertura oficial da visita com os primeiros colóquios com os irmãos salesianos. Também participou da acolhida com os alunos do Colégio Salesiano de Santa Teresa. À tarde, na companhia do P. Osvaldo, recebeu o Diretor de Unidade da Unicesumar, Sr. Heber Amilcar Martins. À noite, P. Ricardo teve um encontro com a CEP – Comunidade Educativo Pastoral – e presidiu a Celebração Eucarística no Santuário de Maria Auxiliadora. Concelebraram todos os Salesianos membros da Casa. Estiveram presentes os Aspirantes da Comunidade, lideranças da Paróquia São João Bosco, do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, do Colégio Salesiano de Santa Teresa, da Faculdade Salesiana de Santa Teresa, das comunidades rurais, das Obras Sociais Centro de Apoio Infanto Juvenil – CAIJ e da Cidade Dom Bosco. Logo após, houve uma apresentação dos representantes das presenças salesianas.

Na quarta-feira, o Padre Ricardo encontrou-se com Dom João Bergamasco, Bispo da Diocese de Corumbá, e visitou as obras sociais do CAIJ e da Cidade Dom Bosco, sendo acompanhado pelo Padre Eduardo Moura. Lá, foi recebido pela Coordenadora Sra. Luciene da Costa Cunha. Em seguida, foi até uma quadra onde se encontravam crianças e adolescentes que se prepararam para a acolhida ao Inspetor. Na ocasião, a Sra. Luciene desejou-lhe boas-vindas e, em seguida, o P. Ricardo expressou a gratidão pelo trabalho e a relevância da Obra na formação das crianças e adolescentes.

Na mesma tarde, P. Ricardo visitou a Obra Social Cidade Dom Bosco, onde foi recebido pelo Coordenador, Sr. Fernando Henrique Melgar. O mesmo levou o P. Ricardo para conhecer alguns ambientes e projetos realizados nesta entidade, entre eles o Programa Crianças e Adolescentes Felizes – PCAF. Ainda, visitou algumas oficinas de libras, arte, música e, também, um grupo do Programa Adolescente Aprendiz.

Mais tarde, acompanhado pelo P. Eduardo, esteve na Escola Estadual Dom Bosco. Lá, saudou o Diretor da Escola Sr. Fernando Cruz, assim como o Diretor Adjunto e Salesiano Cooperador Prof. Ademir. Nesta oportunidade, visitou alguns ambientes reformados do Colégio. Às 18h, esteve com os Salesianos da Casa para a leitura do Termo de Visita Inspetorial/2022.