Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Padre Idenílson abençoa sino digital da Paróquia Universitária São João Bosco

Padre Idenílson abençoa sino digital da Paróquia Universitária São João Bosco

4 de agosto de 2022

O Pró-Reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), P. Idenílson Lemes da Conceição, abençoou nesta quinta-feira (04/08), quando comemora-se a festa litúrgica de São João Maria Vianney, o sino digital da Paróquia Universitária São João Bosco. A inauguração contou com a participação da equipe Pastoral. “Para a espiritualidade cristã católica o sino tem um significado muito importante, pois ele chama as pessoas para se congregarem em torno de Deus. Dom Bosco sonhou com um sino. Ele estava em frente a uma igreja e o sino soava e as pessoas não o ouviam. Então ele decidiu dizer aos jovens do oratório, que todos deviam ser como um sino. E para a nossa comunidade educativa UCDB queremos marcar justamente esse significado, quando ouvirmos o sino é Deus chamando para termos um encontro pessoal com Ele”, explicou o P. Idenilson.

O equipamento digital, adquirido em Porto Alegre (RS), cujos alto-falantes estão instalados na torre da FM Educativa UCDB, ampliando o alcance, tem uma programação de vários tipos de sons para marcar a vida da comunidade, conduzir grandes atividades, como sinos solenes, festivos, festivo breve, italiano, inglês, alemão, entre outros.

Segundo o Padre Idenílson, na UCDB o sino está programado para tocar por um minuto antes das celebrações eucarísticas (quarta-feira às 20h25, quinta-feira 8h55 e domingo 18h25). Já ao meio-dia e às 18 horas, todos os dias tocará o hino de Nossa Senhora Auxiliadora, em torno de cinco minutos. Nesta quinta-feira, por exemplo, o sino soou às 9h40, ao final da Celebração Eucarística, para o translado do Santíssimo Sacramento até a Capela do Bloco A. Em situações especiais ele também poderá ser acionado por controle remoto a qualquer momento.

A escolha da data para a inauguração tem a ver com a simbologia do significado do sino para a espiritualidade cristã católica, assim como a missão dos sacerdotes. “O padre tem de ser como um sino, aquele que chama, que convoca, que anima as pessoas a estarem no templo na ação litúrgica. A origem da data é justamente em comemoração a festa de São João Maria Vianney [dia em que o Papa Pio XI proclamou o santo como padroeiro de todos os padres]. Por isso deixamos para dar a bênção no Dia do Padre e inaugurá-lo, para que ele seja instrumento de chamamento do povo de Deus”, finalizou o Pároco.

Por: Gilmar Hernandes – Assessoria de Comunicação/UCDB

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS