O Secretário Inspetorial da Missão Salesiana de Mato Grosso, P. João Bosco Monteiro Maciel, segue nesta semana para Buenos Aires, na Argentina. Ele participará do Seminário Americano – As Missões Salesianas na América – 150 anos. Durante o encontro, P. João Bosco vai apresentar o andamento do processo de reconhecimento de martírio dos Servos de Deus P. Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo. Ambos completam, no próximo ano, 50 anos do sacrifício na presença missionária salesiana de Meruri.
Seminário marca os 150 anos das Missões Salesianas
O Seminário ocorrerá de 3 a 7 de junho de 2025, na Casa das Pontifícias Obras Missionárias, em Buenos Aires. O evento será promovido pela Associação dos Cultores de História Salesiana (ACSSA), com o tema: “Missões Salesianas na América – 150 Anos: contextos, contribuições e desafios (até o Vaticano II)”.
Participação internacional amplia o alcance da iniciativa
O evento reunirá 47 participantes presenciais e 60 remotos. Confirmaram presença representantes de 18 países das Américas, além de participantes da Áustria e da Itália. Entre os nomes estão o Cardeal Daniel Fernando Sturla, Arcebispo de Montevidéu, e a Presidente da ACSSA, Ir. Maria Maul. A programação incluirá a apresentação de 24 pesquisas que abordam a missão dos salesianos (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) nas Américas. O seminário também contará com o lançamento de livros, do site comemorativo e da revista Chronica.
Encerramento homenageará a Primeira Expedição Salesiana
No último dia do evento, 7 de junho, os participantes visitarão locais históricos e religiosos ligados à origem dos salesianos na Argentina. A programação encerrará com uma celebração religiosa na Basílica de Maria Auxiliadora. O conteúdo do seminário ficará disponível no site da ACSSA: https://iss-acssa.org.