O Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, P. Ricardo Carlos, presidiu a Missa de corpo presente do missionário salesiano P. Bartolomeo Giaccaria no início da tarde desta terça-feira (03/06), na Comunidade Maria Auxiliadora, na Capela da Obra Paulo VI, em Campo Grande (MS).
A celebração foi marcada por emoção, gratidão e profunda reverência à vida de um dos grandes nomes da missão salesiana entre os povos indígenas do Brasil. Participaram da celebração salesianos missionários, pós-noviços e diversos religiosos que, ao longo dos anos, conviveram e atuaram com o P. Giaccaria em sua caminhada pastoral.
A homilia foi feita pelo P. Eloir Inácio de Oliveira, que foi diretor em Nova Xavantina nos últimos anos do trabalho do missionário à frente da Paróquia Pessoal São Domingos Sávio, entre o povo Xavante.
Na homilia, P. Eloir destacou o legado missionário do sacerdote, sua dedicação incansável ao povo Xavante e suas contribuições notáveis, como a produção de livros, cartilhas bilíngues e a conhecida pomada medicinal feita a partir de ervas regionais, amplamente utilizada nas aldeias. Recordou ainda o trabalho itinerante nas comunidades indígenas e o empenho na preservação cultural dos povos originários.
P. Eloir também compartilhou que, ao iniciar seu tratamento de saúde em Campo Grande, ele e a comunidade salesiana pediram a intercessão dos servos de Deus Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo, para que o P. Giaccaria pudesse viver seus últimos anos com lucidez, mesmo diante de uma doença neurológica irreversível. “E essa graça foi alcançada”, afirmou.
“Nos últimos cinco anos, foi possível ter boas conversas e ouvir muitas histórias do grande missionário”
Ao final da homilia, foram lidas diversas mensagens de amigos, colegas de missão e líderes xavante que lamentaram profundamente a partida do sacerdote. A homenagem se encerrou com uma melodia fúnebre entoada na língua xavante, expressão de respeito e carinho de um povo que o acolheu como um dos seus. A Família Salesiana se despediu do P. Giaccaria com a certeza de que ele agora participa do Paraíso prometido por Dom Bosco aos seus filhos, após ter cumprido fielmente sua missão evangelizadora.
Ao final da celebração, Padre Ricardo lembrou o amor que P. Giaccaria no coração do povo xavante. “Sempre que ia às missões, os xavante perguntavam por ele, sempre com saudades“, declarou. O inspetor ainda lembrou que o p. Giaccaria levou a palavra de Deus e as devoções salesianas aos indígenas. E convidou os presentes a rezarem juntos uma Ave-Maria.
O sepultamento aconteceu no Cemitério Santo Antônio, no jazigo da família salesiana. P. Ricardo fez a bênção final das exéquias diante de um grande número de salesianos e leigos que acompanharam o féretro.