Início CG 29 Salesianos encerram o CG29 com celebração na Basílica de São Pedro

Salesianos encerram o CG29 com celebração na Basílica de São Pedro

112
0
Foto: ANS

Na manhã de sexta-feira (11/04) os salesianos encerraram de forma significativa as semanas de debates, escuta e discernimento do 29º Capítulo Geral (CG29). O momento de fé e unidade teve seu ponto alto com a Santa Missa celebrada no Altar da Cátedra, na Basílica de São Pedro, em Roma.

A Eucaristia foi presidida pelo Reitor-Mor, padre Fábio Attard. Após a missa, os capitulares fizeram a Profissão de Fé diante do Túmulo de São Pedro e passaram pela Porta Santa, recebendo a Bênção do Jubileu da Esperança.

Celebração no coração da Igreja

Cerca de 250 salesianos, vindos das várias casas que os hospedaram durante o Capítulo, chegaram de ônibus à Praça de São Pedro. Sob o céu ensolarado, organizaram-se para a celebração solene.

O momento foi também de oração e peregrinação. Os Filhos de Dom Bosco entraram em procissão na Basílica, atravessando a Porta Santa — gesto simbólico que expressa renovação espiritual e compromisso com a missão.

Jubileu da Esperança e a missão salesiana

A passagem pela Porta Santa e a celebração da missa inserem o CG29 no espírito do Jubileu da Esperança. De forma salesiana, esse jubileu é também um convite a renovar o ardor evangelizador junto aos jovens.

Na homilia, o Reitor-Mor destacou que a fé cristã não é teoria ou discurso vazio, mas entrega total. “A mensagem de Jesus desperta reações diferentes. Vai da rejeição total à curiosidade de quem busca sentido e verdade”, afirmou P. Attard.

Ele questionou os consagrados: “Nossos jovens percebem, em nosso modo de viver, o sentido da nossa escolha por seguir Jesus? O nosso testemunho desperta perguntas sobre a própria vida deles?”

Fé autêntica que gera frutos

Com base em análises da realidade atual, o Reitor-Mor lembrou que, hoje, muitas pessoas vivem uma rejeição à fé que não é consciente, mas que se tornou algo “normal” na sociedade globalizada.

Por isso, ele chamou os salesianos a viverem o testemunho da fé com autenticidade. Citando o teólogo Henri de Lubac, apresentou dois modelos inspiradores: o martírio vivido nas missões e o testemunho silencioso, diário, marcado pela presença humilde e fiel.

“O cristão verdadeiro não se preocupa se sua fé é eficaz. Ele simplesmente vive a fé como a verdade mais profunda da vida”, disse P. Attard. “E, assim, ajuda o mundo a não se tornar um inferno”.

Compromisso renovado

Na parte da tarde, os salesianos participaram de uma visita guiada aos locais por onde Dom Bosco passou em Roma. O objetivo foi reviver a memória do Pai e Mestre da Juventude e renovar o compromisso com o carisma salesiano.

Ao lado do Reitor-Mor, os participantes do CG29 concluíram o capítulo reafirmando sua entrega a Cristo, à missão com os jovens, ao Papa e ao Magistério da Igreja.