Entre os dias 17 e 22 de fevereiro, os noviços do curatorium de Barbacena (MG) (BBH, BCG e BMA) participaram do retiro de abertura do noviciado. Durante cinco dias, dedicaram-se à oração e à reflexão sobre a vocação salesiana.
O padre José Ricardo Mole, SDB, vice-inspetor da Inspetoria São João Bosco (BBH), conduziu o retiro, orientando os noviços a refletirem sobre os encontros de Jesus descritos na Sagrada Escritura e a se colocarem no lugar dos personagens que interagiram com Ele.
O retiro marcou o início do noviciado, proporcionando aos formandos um período de reflexão sobre a espiritualidade, a vocação salesiana e o carisma de Dom Bosco.
Segundo o noviço Fernando Mauri (BBH) a experiência “foi um momento especial de mergulhar profundamente na Palavra de Deus, e por Ela desdobrar forças para fazermos um bom noviciado”.
Para o noviço Matheus Bogado (BCG) o retiro “foi um momento de aprofundamento pessoal e vocacional, onde refletimos sobre o seguimento e configuração a Jesus o Bom Pastor. Também, sobre a importância de vivenciar o primeiro chamado, isto é, o de ser cristão batizado e de ter um coração aberto para poder corresponder ao convite do Senhor que nos chama a uma especial consagração”.