Início CG 29 Representantes da Missão Salesiana de Mato Grosso embarcam para o CG29

Representantes da Missão Salesiana de Mato Grosso embarcam para o CG29

119
0
Padre Ricardo Carlos e P. Adalberto de Jesus são os representantes da Inspetoria Salesiana de Campo Grande (BCG) no Capítulo Geral 29. Foto: MSMT

Embarcaram nesta sexta-feira (14/02) para a Itália os representantes da Inspetoria Salesiana de Campo Grande (BCG) que irão participar do 29° Capítulo Geral da Congregação Salesiana, em Turim. O CG29 começa oficialmente no próximo domingo (16/02) e deve ir até o dia 12 de abril. Padre Ricardo Carlos, inspetor, e P. Adalberto Alves de Jesus, delegado, têm uma grande missão a desenvolver no Capítulo Geral.

O tema central do CG29 é: “Apaixonados por Jesus Cristo, Dedicados aos Jovens – Por uma vida fiel e profética da nossa vocação salesiana”.

Este tema está estruturado em três núcleos principais:

  1. Animação e zelo pela vida verdadeira de cada salesiano.
  2. Juntos – Salesianos, Família Salesiana, Leigos – ‘com’ e ‘para’ os Jovens.
  3. Uma corajosa revisão e reprojeção do Governo da Congregação em todos os níveis.

Com um total de 269 Participantes e 55 dias de duração, o Capítulo Geral 29 (CG29) é um evento importante para a Congregação. Cada componente e cada momento do CG29 terão um papel específico a desempenhar para garantir o sucesso do trabalho da Assembleia Capitular.

Se o vero Protagonista do CG29 – como por diversas vezes o o Regulador, P. Alphonse Owoudou, chamou o Espírito Santo, é igualmente verdade que a expressão visível de sua presença será oferecida pela ação conjunta dos 227 Capitulares – daqueles que terão o direito de votar e representar toda a Congregação. Entre eles estão os 14 Conselheiros Gerais, o Procurador Geral e um Reitor-Mor Emérito, que contribuirão com sua experiência e visão de futuro.

A maioria dos Capitulares se comporá por representantes das Circunscrições Salesianas (Inspetorias e Visitadorias), que, na Casa-Mãe Salesiana de Turim, se hão de dividir em ‘Regiões? da seguinte forma:

–          África-Madagascar: 32 delegados

–          América Cone-Sul: 22 delegados

–          Ásia Leste-Oceânia: 27 delegados

–          Ásia Sul: 33 delegados

–          Europa Centro-Norte: 36 delegados

–          Interamérica: 27 delegados

–          Mediterrânea: 29 delegados

A eles se juntarão dois representantes da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) e três religiosos da Sede Central Salesiana, de Roma (RMG).

Um evento de tal magnitude demanda uma sólida estrutura de suporte nos bastidores. Para garantir uma comunicação tranquila e fornecer todo o suporte organizacional necessário entre participantes de diferentes nacionalidades, haverá 11 intérpretes e 7 tradutores para verter aos cinco idiomas oficiais da Congregação (alfabeticamente: espanhol, francês, inglês, italiano, português).

organização logística será confiada a 10 especialistas em Valdocco e 3 na Sede de Roma, responsáveis pelo gerenciamento do espaço e pela recepção.

Na parte tecnológica, três peritos em informática garantirão o funcionamento adequado do sistema digital, essencial para a realização de votações e atividades interativas entre os membros do Capítulo. Os meios para compartilhar todas as informações estarão disponíveis em dois portais da Internet: um para a coleta de material e o gerenciamento organizacional; e outro para as interações digitais dos membros do Capítulo. Cada participante receberá um tablet, já configurado para acessar os conteúdos e para votar em tempo real.

Para documentar e divulgar os destaques da Assembleia, uma equipe de seis especialistas em comunicação, apoiada pela Agência INFO Salesiana (ANS).

No que diz respeito ao cronograma do Capítulo, os dias de trabalho nas assembleias, comissões ou grupos, serão 36, com sessões matutinas e vespertinas na maioria das vezes. A isso se acrescentam os 8 dias de recolhimento e espiritualidade (no início do CG29, antes da semana eleitoral e durante o Jubileu final), os 6 dias reservados às votações para Reitor-Mor e os demais membros do Conselho Geral, e os 5 Domingos de animação cultural nos ‘Lugares Santos Salesianos’ significativos do Piemonte e da Ligúria.

Com uma organização altamente qualificada e a colaboração de tantas pessoas, o CG29 promete ser um evento bem estruturado, marcado pelo desejo comum de trabalhar com espírito salesiano de Escuta do Santo Espírito: enfim, uma experiência de Comunhão e Renovação para toda a Congregação.

Com informações: ANS – Agência Salesiana de Notícias