O professor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Dr. Octávio Luiz Franco, conquistou um destaque internacional. Ele ocupa a segunda colocação mundial nas pesquisas sobre peptídeos antimicrobianos.
O ranking foi elaborado pela Scholar GPS, em 2024. A plataforma considera as publicações científicas dos últimos cinco anos.
Dr. Octávio coordena o Programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia da UCDB. Também lidera o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Bioinspir.
Ele é o único pesquisador com título 1A do CNPq em Mato Grosso do Sul, o mais alto nível da pesquisa nacional. A conquista é fruto de uma trajetória sólida nas áreas de biotecnologia e microbiologia.
“Recebi com grande alegria esse resultado. É fruto de 10 anos de trabalho com o INCT, de parcerias internacionais e de uma equipe muito forte. Esse prêmio é de todos nós. Embora leve o meu nome, é o esforço conjunto que está sendo reconhecido”, destacou o professor.
Os peptídeos antimicrobianos são moléculas usadas no combate a infecções. Eles têm potencial para desenvolver tratamentos contra bactérias resistentes a antibióticos.
A primeira colocação do ranking ficou com a pesquisadora Suzana K. Straus, da University of British Columbia, no Canadá.
A Scholar GPS avalia o número de publicações, o impacto (citações) e a qualidade das pesquisas. O levantamento usa dados de mais de 200 milhões de publicações e mais de 30 milhões de perfis acadêmicos.
Pela primeira vez, foram identificados os “Highly Ranked Scholars” — acadêmicos altamente classificados — em cada área do conhecimento. Esses pesquisadores representam apenas 0,05% da comunidade científica mundial.
*Com informações UCDB