
Início de um novo polo da Família Salesiana em Cuiabá
Na Paróquia São Gonçalo do Porto, em Cuiabá, um grupo de jovens iniciou o estudo do Estatuto da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), com o objetivo de fundar o polo local da ADMA-Jovem. O movimento marca a retomada da espiritualidade mariana juvenil dentro da matriz, após mais de um século sem presença formal da associação no local.
Tradição das irmandades precede presença salesiana
A ausência da ADMA na matriz ao longo dos últimos 130 anos teve relação com a presença de duas irmandades já consolidadas. “Aqui tem a Irmandade da Imaculada, que remonta um período anterior à chegada dos salesianos. Elas já tinham 10 anos de fundação quando os salesianos chegaram em 1894 aqui em Cuiabá”, explicou o pároco salesiano, padre Idenílson Lemes da Conceição. Com o tempo, Dom Aquino Correa também fundou a Irmandade da Auxiliadora, o que consolidou a vida mariana da paróquia em outras formas.
Juventude toma iniciativa e recebe acompanhamento salesiano
O desejo de fazer parte da Família Salesiana motivou os jovens da matriz a retomarem o caminho da ADMA. Eles iniciaram o estudo do Estatuto e organizaram uma eleição interna. Um dos integrantes assumiu a responsabilidade pela formação do grupo. Os salesianos da comunidade acompanham o processo junto com o pároco. Após concluírem a etapa formativa, os jovens planejam encaminhar o pedido formal ao inspetor para a criação oficial do Centro local da ADMA.