Entre os dias 20 e 22 de maio, o Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, padre Ricardo Carlos, realizou a visita canônica à comunidade do pós-noviciado salesiano no Instituto São Vicente de Campo Grande.
Previsto nos regulamentos da Congregação Salesiana, esse momento tem como objetivo acompanhar a missão formativa, avaliar a caminhada comunitária e inspirar novos passos na formação dos religiosos.
A programação contou com momentos de oração comunitária, como Laudes, meditação, adoração ao Santíssimo Sacramento e celebrações eucarísticas que integraram a Novena de Nossa Senhora Auxiliadora. O inspetor também teve encontros pessoais com os formandos, formadores e demais membros da comunidade.
“A formação vai além do conhecimento acadêmico; é um caminho de discernimento e entrega a Deus”, destacou P. Ricardo.
Além dos momentos de espiritualidade e convivência, o inspetor se reuniu com o conselho local e a equipe administrativa para avaliar os aspectos formativos, estruturais e pastorais da obra. Ele também consultou documentos internos da comunidade, como atas de assembleias, registros do conselho local e crônicas fotográficas.
Em sua mensagem final, o inspetor enfatizou a importância de uma formação que integre vida comunitária, estudo e pastoral, com atenção às necessidades individuais de cada formando. A visita foi concluída com a leitura da Ata, registrando suas orientações para o próximo período.
O encerramento aconteceu durante uma missa presidida pelo P. Ricardo, que também marcou o 8.º dia da novena em honra a Nossa Senhora Auxiliadora. Concelebrada pelos formadores, a celebração reforçou o compromisso com o carisma de Dom Bosco. Em seguida, a comunidade participou de um jantar festivo, celebrando a união da comunidade
O pós-noviço Arthur Blanco ressaltou a importância da presença do inspetor:“Ele trouxe novas perspectivas sobre a formação salesiana à luz do Capítulo Geral 29. Enfatizou a responsabilidade coletiva pela animação vocacional e o valor do acompanhamento pessoal de cada formando, com abertura ao processo e adesão à espiritualidade salesiana”.