Início Nova Xavantina

Nova Xavantina

 

MSMT – Casa Filipe Rinaldi

Localização

Praça Dom Bosco, 10 – Bairro Xavantina Velha
CEP 78690-000 – NOVA XAVANTINA – MT
Fone: (66) 3438-1316

 


História e atuação

Em 1894 aportaram em Cuiabá os primeiros salesianos e após longos anos de tratativas entre o então bispo de Cuiabá, Dom Carlos Luís d’Amour, e Dom Bosco, mediados por Dom Luís Lasagna, os Salesianos são recebidos com festa na capital do Estado do Mato Grosso.

Assumiram então a direção da paróquia São Gonçalo e ao mesmo tempo a instalação do Oratório. A razão primeira da presença Salesiana no chão mato-grossense foi, no entanto, o atendimento aos indígenas, sobretudo, na evangelização através da catequese. Sob o impulso dinâmico do Pe. Malan, substituto de Dom Lasagna, a Missão expande suas tendas, abrindo a Escola Agrícola de Santo Antônio, no vizinho Coxipó da Ponte e em 1899 o noviciado.

Em 1902, é retomada a evangelização dos Bororos com a abertura da Colônia Sagrado Coração nos Tachos, seguida, em 1905, da Imaculada no Rio das Garças, abandonada em 1922, de São José no Sangradouro em 1906 e de Gratidão Nacional, em Palmeiras, abandonada em 1920, após a morte do diretor, Pe. José Thannhuber. Após várias tentativas de reaproximação, em 1949 é fixada residência em Nova Xavantina/MT objetivando o inicio do trabalho de evangelização dos Xavantes.

Com o passar dos anos, gradualmente foram aumentando o atendimento assistencial aos Bororos e Xavantes. Em todos os lugares onde havia a presença Salesiana, as experiências foram se multiplicando e se diversificando com o passar do tempo.

A possibilidade de realizar visitas a comunidades indígenas atualmente, vem sendo possível através do trabalho realizado pela Pastoral Salesiana, que reúne salesianos, irmãs Lauritas e jovens da Operação Mato Grosso, que a cada ano definem datas, locais a serem visitados, levando assim noções de saúde, formação de agentes de Pastoral, procurando sempre realizar obras de infraestrutura, por exemplo: Salões Multiusos que são construídos nas aldeias visitadas para que com isso o trabalho possa continuar.

São realizadas visitas às equipes e comunidades indígenas; encontros de educadores indígenas, oficinas sobre a saúde e reuniões sobre a Pastoral.