You are here:    Home      Família Salesiana

Família Salesiana

família salesianaDom Bosco inspirou o início de um vasto movimento de pessoas que trabalham de diversos modos em favor da juventude. Ele mesmo fundou não só a Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos de Dom Bosco), como também o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e a Associação dos Cooperadores Salesianos.

Incluindo estes e outros que surgiram em diversas partes do mundo, a Família Salesiana compreende hoje 28 grupos oficialmente reconhecidos com um total de 402.500 membros. Esses grupos vivem em comunhão recíproca, compartilham o mesmo espírito e continuam a missão iniciada por ele com vocações especificamente distintas.

GRUPOS DA FAMÍLIA SALESIANA NA INSPETORIA SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

EX-ALUNOS (AS) DE DOM BOSCO E MARIA MAZZARELLO

Devido à educação recebida e aos valores aprendidos durante sua permanência na presença ou obra salesiana, os ex-alunos são convidados a colaborar na criação de uma sociedade mais justa e fraterna em favor dos jovens – em especial os que estão em situação de risco. Podem também participar os que r e c e b e r a m u m a f o r m a ç ã o salesiana indireta e aceitam a proposta como itinerário pessoal de vida.

O grupo de Ex-alunos (SDB) origina-se de um pequeno grupo de antigos alunos do primeiro Oratório de Valdocco, em Turim, que guiados por Carlos Gastini, apresentaram-se a Dom Bosco em 24 de junho de 1870, para manifestar-lhe sua gratidão. Já o grupo de Ex-alunas (FMA) surgiu oficialmente no dia 10 de março de 1908, no colégio de Turim, por iniciativa do Pe. Filipe Rinaldi e da Ir. Catarina Arrighi, diretora.

MISSÃO

Congregar os que receberam uma educação salesiana, conforme os ensinamentos de Dom Bosco e Madre Mazzarello, para formar “ b o n s c r i s t ã o s e h o n e s t o s cidadãos”, por toda a vida, a s e r v i ç o d a c o n s t r u ç ã o d a cidadania, segundo os valores do Reino.

CONTATOS

exalunos@missaosalesiana.org.br

exalunas@missaosalesiana.org.br

FILHAS DOS SAGRADOS CORAÇÕES DE JESUS E DE MARIA

As Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria buscam a contemplação ativa na ação apostólica, a exemplo de Cristo Bom Pastor.

Vivem uma espiritualidade salesiana vitimal que as obriga a assumir a realidade da vida em forma pessoal e comunitária; seja na saúde ou na doença, nas dificuldades ou nas alegrias, no sofrimento e nos deveres, com espirito de fé, discernimento, e aceitação da vontade de Deus, como um holocausto reparador e apostólico.

O grupo foi fundado no dia 7 de maio de 1905 pelo salesiano Pe. Luís Variara. Ele trabalhou com crianças e jovens leprosos, durante sua atuação como missionário na Colômbia. E, foi lá, sendo confessor da Associação das Filhas de Maria que descobriu no grupo algumas moças que se sentiam motivadas a vida religiosa e não eram aceitas em outras congregações por terem hanseníase.

MISSÃO

Viver em comunidades e trabalhar na evangelização dos mais pobres – principalmente os portadores de hanseníase -, as crianças e os jovens. Realizar a missão segundo o exemplo de Jesus casto, obediente e pobre, para encontrar o caminho da santidade.

CONTATO

filhasdosagradocoracao@missaosalesiana.org.br

VOLUNTÁRIAS DE DOM BOSCO

As VDB formam um Instituto de vida consagrada leiga secular. Os votos de castidade, pobreza e obediência que exprimem a sua opção fundamental por Cristo, vivida no mundo, sem que nada a distinga dos outros. Por isso, vivem uma reserva, sob a orientação de um diretor espiritual e em sintonia fraterna com as demais voluntárias da mesma região, do Brasil e do Centro em Roma – de onde recebem as propostas formativas.

Fundado no dia 20 de maio de 1917 pelo beato Pe. Filipe Rinaldi e reconhecidos na Igreja em 1947, pelo papa PIO XII. O Instituto Secular das Voluntárias de Dom Bosco (VDB), junto com as jovens do Oratório das Filhas de Maria Auxiliadora, inicialmente “zeladoras de Maria Auxiliadora”, depois “oblatas de São João Bosco” (1953), assumem a denominação atual de Voluntárias de Dom Bosco em 1959. Somente em 1978 tem a aprovação do Papa Paulo VI como Instituto Secular de Direito Pontifício.

MISSÃO

As voluntárias estão presentes no mundo em todas as profissões e são enviadas, especialmente aos jovens, de todos os tempos e lugares, mediante sua atuação no mundo. Respondem a esse chamado de maneira consciente, livre e feliz, oferecendo a vida como apostolado e dom total a Deus com a profissão dos conselhos evangélicos.

CONTATO

vdb@missaosalesiana.org.br

 

IRMÃS DE JESUS ADOLESCENTE

As irmãs têm Jesus Adolescente, como seu Patrono e modelo de consagração total a Deus. O centro de sua espiritualidade (Jesus adolescente) cresce em idade, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens, faz-se “TUDO PARA TODOS” na obediente ao Pai e na doação a serviço do Reino.

Na alegria, simplicidade e confiança em Deus, tem a Virgem Imaculada Auxiliadora como referência na plenitude de amor a Deus e aos irmãos.

As Irmãs de Jesus Adolescente formam uma congregação, fundada em Campo Grande, a 08 de dezembro de 1938, por Dom Vicente Bartolomeu Maria Priante, salesiano de Dom Bosco.

Dom Vicente era preocupado com formação religiosa das famílias, com a escassez e sobrecarga de trabalho dos sacerdotes e com as jovens vocacionadas rejeitadas pelas Congregações existentes.

MISSÃO

Cuidar das coisas do Pai, sendo presença de seu amor aos mais necessitados e rejeitados, para que o mundo se torne uma única família. E assim, formar pessoas que possam dar respostas as necessidades pastorais, educativas e sociais.

CONTATO

Ir.jesusadolescente@missaosalesiana.org.br

CANÇÃO NOVA

A Canção Nova é uma Comunidade Católica que surgiu com o ministério do Pe. Jonas Abib, sacerdote salesiano. Buscamos restaurar a dignidade da família – “célula-mãe” da sociedade, priorizando o trabalho de formação espiritual de “homens novos para um mundo novo”.

Inaugurada em 25 de maio de 1980, a Rádio Canção Nova (AM,FM, SW1, SW2) tem evangelizado através de uma programação sem propaganda comercial, a qual se empenha em levar aos ouvintes informações, cultura, educação e formação espiritual com uma programação dinâmica e variada.

A nossa proposta é levar uma nova vida ao mundo.

MISSÃO

Evangelizar, com o carisma de D.Bosco, em comunidade, através da comunicação: a mídia. Isto acontece com a ajuda dos meios: loja, eventos, TV, rádio, grupo de oração e internet. A Canção Nova abraça o objetivo de levar Jesus ao coração do Brasil e aos corações daqueles que estão à frente do país, para que verdadeiramente ele volte à sua origem, à natureza do seu descobrimento: Brasil, Terra de Santa Cruz.

CONTATO

cancaonova@missaosalesiana.org.br

www.cancaonova.com

SALESIANOS DE DOM BOSCO

A história dos salesianos confunde-se com a história de S. João Bosco (1815-1888). Pela providência divina e intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora, realizou um sonho profético que marcou toda a sua vida de “pai e mestre da juventude”, como Jesus, Bom Pastor.

Órfão de pai, teve seu caráter e vida religiosa influenciados pela sua santa mãe margarida. Encontrou amigos que o ajudaram a vencer as dificuldades e tornar-se sacerdote para poder aproximar-se da juventude carente e então cumprir em sua vida o sonho profético – torna-los bons  cristãos e honestos cidadãos.

MISSÃO

Os Salesianos de Dom Bosco (SDB), formam uma comunidade religiosa de leigos e sacerdotes que intentam realizar o projeto apostólico do fundador: Ser, na Igreja, evangelizadores dos jovens, através da ação educativa integral das crianças, adolescentes e jovens. Esta missão realiza-se através da comunidade educativa pastoral (CEP) – responsável por um projeto educativo – pastoral salesiano (PEPS) em várias iniciativas que respondam aos apelos da juventude: grupos juvenis, obras sociais, paróquias, missões indígenas, colégios, instituições de educação superior.

CONTATO

vocacao@missaosalesiana.org.br

www.sdb.org.br

FILHAS DE MARIA AUXILIADORA

Somos uma família religiosa nascida do coração de São João Bosco e da fidelidade criativa de Santa Maria Domingas Mazzarello. Dom Bosco escolheu esse nome porque nos quis como um monumento vivo de gratidão a Maria.

Em Mornese, nas colinas do Monferrato, a jovem Maria Domingas Mazzarello animava um grupo de jovens que se dedicavam às garotas da cidadezinha, com o objetivo de ensinar-lhes uma profissão, mas sobretudo com a determinação de orientá-las à vida cristã.

A certa distância um do outro (Bosco e Mazzarello), sentiam uma idêntica mensagem: devia surgir também para as meninas e as jovens o ambiente educativo que já existia no oratório de Turim-Valdocco, para os meninos.

Maria Domingas Mazzarello foi cofundadora no dar vida, forma e de s e n v o l v i m e n t o à nova instituição.

MISSÃO

A dedicação a Deus no trabalho educativo-evangelizador é o coração da missão salesiana feminina. Toda Filha de Maria Auxiliadora sabe que coloca em jogo sua vida por Deus e pelos jovens, procurando qualificar a sua presença com intervenções sempre mais adequadas à realidade contemporânea, no campo social e religioso, de uma educação sistemática, de uma formação crítica para que os jovens adquiram os instrumentos para terem acesso aos circuitos da cultura e da promoção humana. A preparação dos jovens para o mundo do trabalho faz parte da identidade carismática.

CONTATO

fma@missaosalesiana.org.br

http://www.salesianas-por.net/

ASSOCIAÇÃO DE MARIA AUXILIADORA

A Associação de Maria Auxiliadora é formada por cristãos leigos, jovens ou adultos que, com sua vida e missão, evidenciam a proteção da mãe e mestra de D.Bosco.

Foi instituída em 18 de abril de 1869. Um ano após a construção do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora de Turim – centro e fonte da devoção salesiana a Maria Auxiliadora. Dizia D. Bosco: difundi a devoção à Nossa Senhora Auxiliadora e vereis o que são milagres!

MISSÃO

A associação tem como missão: promover a veneração ao Santíssimo Sacramento, a devoção à Maria Auxilio dos Cristãos, a solicitude com os jovens mais pobres e o trabalho para a diversidade vocacional na Igreja, para o serviço da sociedade. Os membros são chamados a ser fiéis às práticas de piedade do bom cristão.

CONTATO

adma@missaosalesiana.org.br

www.donbosco-torino.it

SALESIANOS COOPERADORES

A Associação dos Salesianos Cooperadores (SSCC) é formada por todos que buscam viver o espírito salesiano nas situações cotidianas da vida – com o espírito de família e missão de D. Bosco. Ser Salesiano Cooperador é um dom, mas é também uma livre escolha. A associação é regida por um Projeto de Vida Apostólica (PVA), um caminho a seguir na Igreja e sociedade.

Nascida do coração de São João Bosco, foi fundada oficialmente em 1876. A primeira salesiana cooperadora foi sua mãe, chamada carinhosamente “mamãe Margarida”, ela fortaleceu o espírito de família do carisma salesiano.

MISSÃO

Cada membro busca, em comunhão, a própria santificação e a cristianização do mundo através da prática do Sistema Preventivo de D. Bosco, a serviço da educação evangelizadora da juventude.

Suas atividades desenvolvidas são baseadas na espiritualidade salesiana, ou seja, na simplicidade, otimismo, criatividade, vivência comunitária, amor a Jesus na eucaristia e à Maria.

CONTATO

salesianoscooperadores@missaosalesiana.org.br

Post a Comment

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS