Início Comunicação Social VIII Conferência IUS América reúne integrantes de instituições de nove países

VIII Conferência IUS América reúne integrantes de instituições de nove países

51
0
Pró-Reitores Rúbia e Gillianno apresentaram case do PPI

A Universidade Politécnica Salesiana do Equador sedia a VIII Conferência IUS América 2019. A abertura aconteceu na sede, em Quito, na noite de terça-feira (17), com a presença do arcebispo Alfredo Espinoza, do coordenador geral das IUS, Pe. Marcelo Farfán, do inspetor salesiano e chanceler da UPS, Pe. Francisco Sánchez, do Reitor da UPS, Pe. Javier Herrán, e do coordenador das IUS América, Ir. Mario Olmos.

A conferência é um encontro continental e conta com representantes de instituições de ensino superior do Brasil, Colômbia, Equador, México, Argentina, El Salvador, Bolívia, Chile e Guatemala, que revisarão o Programa Comum das IUS, aprovarão as ações em conjunto e criarão redes de trabalho. “São 29 IUS que abrangem 110 mil estudantes”, afirmou Pe. Farfán.

“A UPS se sente honrada em sede deste evento. A organização tem sido um estímulo para docentes e administrativos da universidade que abriu um campo de aprendizado e novas propostas em um contexto salesiano e com identidade latino-americana”, discursou o Reitor Herrán.

Farfán enfatizo que o desafio é seguir um caminho comum, apesar dos diferentes contextos de cada sociedade. “Os desafios comuns são conciliar a opções pelos jovens e pelos pobres com sustentabilidade econômica, a definição de um modelo formativo universitário, a identidade salesiana na formação das pessoas, passar de uma universidade que faz Pastoral para um universidade que seja Pastora, melhorar a pesquisa, assim como a internacionalização”.

Ir. Mário Olmos destacou que a conferência trabalhará três tópicos: o desfio de fazer uma opção concreta de preferência pelos mais pobres e analisar a sustentabilidade das instituições para responder aos novos desafios do mundo digital e a consolidação da proposta educativa pastoral por meio da melhor definição de seus modelos pedagógicos.

A palestra de abertura foi com Dr. Pablo Farfán, que falou sobre “O futuro da educação superior salesiana no mundo digital”, em que destacou que as IUS devem desenvolver uma inteligência social e uma interação digital baseada na fórmula inteligência + pesquisa + desenvolvimento + inovação em um contexto de identidade salesiana.

UCDB

Estão presentes no evento o Reitor, Pe. Ricardo Carlos, os Pró-Reitores de Graduação e Extensão, Rúbia Renata Marques, de Pesquisa e Pós-graduação, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, e de Desenvolvimento Institucional, Ir. Gillianno Mazzetto, e a coordenadora da área de Desenvolvimento Humano e Institucional, Ana Carolina Perroni Lima.

Ontem (18), Ana Carolina, que é líder do GT Formação de Pessoal, apresentou os avanços dos trabalhos de seu grupo. Ir. Gillianno e professora Rúbia foram os responsáveis pela terceira sessão, que abordou as boas práticas de modelos educativos nas IUS. Eles apresentaram a implementação do Plano Pedagógico Institucional (PPI).

Por Silvia Tada

Com informações da UPS