Início Escola Semana pedagógica no Colégio Salesiano Santa Maria faz imersão em conteúdos e...

Semana pedagógica no Colégio Salesiano Santa Maria faz imersão em conteúdos e formações

268
0
Equipe pedagógica do Colégio Salesiano Santa Maria, em Cáceres (MT). Foto: MSMT

Durante os dias 22 a 26 de janeiro, o Colégio Salesiano Santa Maria promoveu a Semana Pedagógica, reunindo todos os educadores da instituição. Sob a orientação dos salesianos da comunidade educativa, Ir. Antônio Teixeira – novo diretor do colégio, P. Lauro Takaki Shinohara – novo diretor da presença salesiana e Ir. Gabriel Brolio, os participantes foram acolhidos diariamente. As manhãs iniciavam-se com orações recordando a vida de Dom Bosco, seguidas por reflexões acerca da bondade salesiana, sobre a devoção mariana, a relação com os destinatários, leigos e a resposta ao chamado do Amor de Deus.

Formações especializadas e temas atuais

Durante as formações, os orientadores abordaram temas cruciais, como ética profissional e o uso de imagens, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Um bate-papo com o conselho tutelar proporcionou insights relevantes. Na terça-feira, a presença da Neurologista Drª Mirelli Martins do Nascimento destacou a importância da saúde mental no contexto educacional, seguida pela psicóloga Camila, abordando transtornos, as formas de abordagens e características (PEI).

Conexão e Partilha na Equipe Educativa

A participação da Profª Drª Margareth Kishi trouxe uma abordagem única ao trabalhar o espírito de equipe e cooperação por meio da dança circular. Esse momento enriqueceu a conexão da equipe e permitiu a partilha de experiências. Em comunhão com a igreja do Brasil e o colégio dos Bispos, a formação sobre a Campanha da Fraternidade de 2024, ministrada pelo P. Sandro Giancola, SDB, destacou o tema “Fraternidade e Amizade Social”, com a iluminação bíblica “Vós sois todos irmãos e irmãs”. Posteriormente, a equipe do Poliedro capacitou os educadores sobre o novo sistema e recursos disponíveis.

Reflexões Salesianas e Comunhão na Educação

A semana pedagógica culminou com a presença do P. Tiago Figueiró, SDB, abordando a Estreia salesiana deste ano: “O sonho que vos faz sonhar”. Houve ainda uma leitura enriquecedora do sonho dos 9 anos e a abordagem de aspectos sobre salesianidade, o sistema preventivo, finalizando com a Comunidade Educativa Pastoral (CEP). A semana pedagógica encerrou-se com um almoço festivo, repleto de alegria e comunhão entre todos os colaboradores do Colégio Salesiano Santa Maria.

Colaborou: Ir. Gabriel Brolio, SDB