Início Paróquias Santuário Mariano em Corumbá dá início a nova fase de obras para...

Santuário Mariano em Corumbá dá início a nova fase de obras para reforma e recuperação estrutural

205
0
Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora em Corumbá começa a passar por reforma. Foto: Arquivo MSMT

O Santuário Salesiano de Maria Auxiliadora, um local de devoção e fé situado na cidade de Corumbá, se prepara para uma nova etapa de reformas e recuperação estrutural. Após ter passado por uma significativa revitalização em 2017, que contemplou a recuperação do teto, a troca do piso e da rede elétrica, a instalação de aparelhos de ar condicionado e um moderno sistema de iluminação, “chegou o momento de cuidar novamente da casa de Nossa Mãe”, declarou o reitor do Santuário, P. João dos Santos Neto.

Inaugurado em 1950, o Santuário Mariano é um importante ponto de encontro para a comunidade católica local. Na reforma anterior, realizada há seis anos, foram tomadas diversas medidas para preservar e realçar a beleza arquitetônica e os elementos sacros presentes no local. Os bancos originais foram restaurados e receberam uma nova camada de verniz, enquanto os vitrais passaram por um minucioso processo de restauração, ganhando cores vibrantes para ressaltar as imagens sagradas.

Aquela reforma, que durou três meses, foi possível graças ao financiamento da Missão Salesiana de Mato Grosso. Além disso, a obra contou com a orientação de técnicos da Gerência Municipal de Patrimônio Histórico e a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mesmo que a construção, inspirada no estilo eclético com tendência neogótica, não seja tombada como patrimônio histórico.

No entanto, em 2023, surgiram novas demandas que requerem atenção imediata. Uma parte da sacristia apresenta infiltrações, e as salas do Dízimo e de reuniões também enfrentam problemas similares. Diante disso, o reitor do Santuário, Padre João dos Santos Neto, destacou a importância de cuidar do espaço dedicado à Nossa Senhora Auxiliadora e decidiu iniciar uma nova fase de obras.

O valor estimado para essa nova etapa de reformas e recuperação estrutural é de R$ 75.000. Para concretizar esse projeto, a colaboração da comunidade é essencial. Aqueles que desejarem contribuir podem entrar em contato com a secretária do Santuário ou comparecer aos plantões do Dízimo, que ocorrem aos sábados, às 19h, e aos domingos, nos horários de 07h, 09h e 19h.

O Santuário Mariano conta com a participação e apoio de todos nessa jornada de revitalização. Além disso, mantém as preces constantes à Divina Providência para que as obras transcorram de forma tranquila e bem-sucedida, proporcionando um espaço ainda mais acolhedor para a comunidade de fiéis.