Início Comunicação Social Salesianos lançam músicas em homenagem a São João Bosco no dia de...

Salesianos lançam músicas em homenagem a São João Bosco no dia de sua natividade

47
0

Neste 16 de agosto, 206° Aniversário de Dom Bosco, no mundo inteiro salesiano foram feitas homenagens ao Pai e Mestre da Juventude. Pelo menos três canções foram lançadas para lembrar data a canção “Rise and Shine”. A primeira delas é uma composição do P. Gildasio Mendes, Conselheiro Geral para a CS. É uma canção sobre Dom Bosco a caminhar com os jovens pelo rumo do futuro, com jubilosa esperança, composta e gravada em inglês.

Em Inglês ؅—“Rise and Shine” faz parte de um duplo CD, realizado faz alguns anos no Brasil, financiado pela RSB (Rede Salesiana Brasil), sob a direção do P. Gildásio Mendes, com arranjos do Maestro Antônio Karan e com gravação feita nos Estúdios das Irmãs Paulinas, em São Paulo (SP). Os jovens intérpretes que se podem ouvir no vídeo fazem parte do grupo musical “Cantores de Deus”; já a produção artística se deve a Euclides Brites, Delegado de CS da Inspetoria Salesiana do Brasil-Campo Grande (BCG).

O vídeo apresenta jovens procedentes de todo o mundo a caminhar juntos, fazendo parte da história e do amor de Dom Bosco. De grande importância é o final, em que se podem ver o Papa Francisco e o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime. As imagens do Santo Padre são as relativas à «JMJ-2013-RIO», enquanto as do Reitor-Mor se referem a uma visita a comunidades indígenas do Brasil.

O vídeo de “Rise and Shine” está disponível no seguinte link.

Língua Espanhola — Também a inspetoria salesiana do Uruguai lançou o vídeo da canção “Somos sueños tuyos”, dedicada a Dom Bosco dentro do Projeto Mauxi Music. O Projeto faz parte da Editora Salesiana MAUXI, cuja missão é gerar propostas materiais e pastorais que, por sua vez, promovam a animação juvenil.

Com o projeto MAUXI-MUSIC os salesianos pretendem gerar conteúdos audiovisuais, unindo profissionalismo e processo pastoral, em apoio ao trabalho de evangelização, fazendo a aproximação de todos os que desejam aderir à proposta.

O projeto envolve o relançamento de canções já conhecidas em nossa esfera salesiana e da Igreja no Uruguai, gerando conteúdos de qualidade tanto do ponto de vista musical quanto audiovisual. Os jovens e adultos que fazem parte do Projeto já estão trabalhando na produção de mais uma música que será lançada em algumas semanas.

A canção “Somos sueños tuyos” é de autoria de um ex-aluno salesiano, Diego Borges, e pode ser conferida neste link.

Brasil — “Pai dos Jovens” é o título da música em homenagem a São João Bosco lançada pela presença salesiana de Corumbá (MS), pertencente à Inspetoria Salesiana de Campo Grande (BCG).

A música foi composta por Raphael Valente, de Corumbá, para o Festival “Dom Bosco em Canção”, realizado pela Missão Salesiana de Mato Grosso no ano passado. A gravação foi produzida e arranjada em estúdio profissional pelo autor, com apoio da presença salesiana de Corumbá, na pessoa do diretor, P. Eduardo Moura.

A letra traz de forma poética uma linha histórica da vida do Pai e Mestre da Juventude, que se torna exemplo e intercessor para os jovens diante de Deus. Confira a música neste link.

 

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02