Início Vídeos Reitor-mor divulga mensagem em vídeo aos salesianos do mundo todo

Reitor-mor divulga mensagem em vídeo aos salesianos do mundo todo

75
0

P. Ángel Fernández Artime divulgou hoje o último vídeo da série “Cari Confratelli”.  Na mensagem, o Reitor-mor transmite o grito dos dos Jovens vindo de todas as Circunscrições Salesianas através das relações dos Capítulos Inspetoriais: os Jovens precisam de salesianos educadores e testemunhas que os eduquem a enfrentar os desafios do tempo presente.  E vai ainda mais longe: Os jovens não pedem “administradores ou gestores”, mas Filhos de Dom Bosco; pedem que sejam como o seu Fundador; que saibam fazer-se acompanhadores na vida dos Jovens. “E eu me pergunto, Irmãos – se interroga o Reitor-Mor – : de que mais precisamos, depois de um tão intenso chamado, para saber qual deva ser o caminho neste Século XXI para a Congregação e, seguramente, para toda a Família Salesiana (FS)?”

Em seguida, o sucessor de Dom Bosco toca um segundo tema: o das motivações que o levaram a escolher por lema da Estreia para 2020 – “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6,10). “Bons Cristãos e Honestos Cidadãos”. “É uma fórmula – observa o P. Ángel. F. Artime – que contém em si a “Política do Pai-nosso” de Dom Bosco.

“São dois elementos incindíveis: o primeiro, nós nascemos para ser educadores dos Jovens na Fé, para levá-los a encontrar-se com Jesus. Dom Bosco viveu com essa paixão toda a vida”. Mas, acrescenta o Reitor-Mor, a educação salesiana não pode se desvincular da realidade social e global: “Não podemos educar os nossos Jovens a manter-se tranquilos em ambientes fechados, sem incomodar ninguém… Não! Absolutamente não! Temos que prepará-los para a vida! Ensiná-los a caminhar juntos, a servir os outros, a empenhar-se pelos outros, a não se ficarem indiferentes perante os grandes desafios mundiais de hoje, a ser sensíveis à defesa dos direitos humanos sobretudo das crianças e adolescentes, a ser sensíveis a um possível empenho no mundo da política – quer por sensibilidade, quer por Fé».