Início Instituição de Ensino Superior Pastoral Universitária do Unisalesiano prepara ações voltadas aos acadêmicos, colaboradores e...

Pastoral Universitária do Unisalesiano prepara ações voltadas aos acadêmicos, colaboradores e à comunidade para celebrar S. João Bosco

41
0

Agosto é sempre festivo no UniSALESIANO: mês das vocações e do nascimento de São João Bosco (16 de agosto), fundador dos Salesianos. E, para comemorar, a Pastoral Universitária programou ações religiosas voltadas aos acadêmicos, colaboradores e à comunidade em geral.

visita da imagem de Dom Bosco foi iniciada no dia 3 de agosto, no Departamento de Recursos Humanos. Até o dia 31, o ícone percorrerá todos os setores do UniSALESIANO.

“Durante a visita, é feita uma pequena celebração e reflexão sobre as vocações. A imagem de Dom Bosco fica acompanhada de uma urna, onde são depositados os pedidos feitos pelos colaboradores”, explicou o Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Erondi Tamandaré, ao lembrar que, no final do mês, será promovida uma grande celebração entre os funcionários.

Novena

No dia 7 de agosto, começará a Novena de Dom Bosco, aberta para todos que quiserem participar por meio das redes sociais da Pastoral Universitária – Facebook, Instagram e WhatsApp (18) 3636-5223. “Os jovens dos grupos ‘Filhas de Maria’, ‘Filhos de Dom Bosco’ e GOU (Grupo de Oração Universitário) também gravaram a novena. O vídeo será disponibilizado nas redes sociais da Pastoral”, afirmou, Pe. Erondi.

Para finalizar a programação, a Pastoral Universitária presenteará cada colaborador com a imagem de uma “capela” contendo dados biográficos de Dom Bosco, acompanhada de medalha abençoada. “Todas essas ações comemorativas e religiosas são importantes para lembrar que Dom Bosco é um santo promotor vocacional. Ele criou os Salesianos Cooperadores e as Filhas de Maria Auxiliadora. Alguns escritos dizem que Dom Bosco promoveu mais de 5 mil vocações para o Clero Diocesano de várias Dioceses no mundo”, explicou.

Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, disse que a Pastoral Universitária do UniSALESIANO está movimentando este mês de agosto, que lembra o nascimento do fundador dos Salesianos. Pe. Luigi lembrou que, Dom Bosco era tão devoto de Nossa Senhora, que mudou até o dia do nascimento: nasceu dia 16 de agosto de 1815, mas ele sempre disse, enquanto vivo, que tinha nascido no dia 15 de agosto porque, naquele dia, é a Festa da Assunção de Nossa Senhora aos céus. Somente depois da morte dele, os salesianos começaram a festejar o aniversário dele no dia 16.

Pe. Luigi afirmou que Dom Bosco dedicou toda sua vida para as crianças e os jovens através de colégios, escolas, oratórios e paróquias, para que fossem bons cristãos e honestos cidadãos. “A família do UniSALESIANO celebra, com alegria e gratidão, este mês dedicado também a Dom Bosco e pede a sua intercessão por todos os membros do UniSALESIANO, sobretudo, para que termine esta pandemia que nos torna mais distantes, embora sempre unidos com a inteligência e o coração”, disse, Pe. Luigi.

Monique Bueno
Jornalista