Início Pastoral Juvenil Vocacional Pastoral Vocacional promove ‘Estágio Vocacional’ em Campo Grande

Pastoral Vocacional promove ‘Estágio Vocacional’ em Campo Grande

251
0
Jovens que participaram do estágio durante celebração da palavra. Fonte: MSMT

A Pastoral Juvenil Vocacional da Missão Salesiana de Mato Grosso realizou, entre os dias 24 e 28 de janeiro, o “Estágio Vocacional 2024”, na Casa de Retiros do Instituto São Vicente, em Campo Grande. O evento contou com a participação de 9 jovens provenientes de diversas presenças da Inspetoria Salesiana Santo Afonso Maria de Ligório.

O tema do encontro, “Fui eu quem ordenou a você; seja forte e corajoso!” (Js 1, 9), permeou os dias de atividades que foram coordenadas pela equipe inspetorial de pastoral juvenil vocacional, liderada pelo P. Aldir Silva. A programação teve início com um jantar de boas-vindas, seguido por apresentações formais e uma oração inicial.

Durante o segundo dia, os participantes desfrutaram de momentos de convivência e reflexão, com destaque para duas palestras significativas. O diretor do Colégio Dom Bosco de Campo Grande, P. Wagner Luís Galvão, abordou temas relacionados à salesianidade, como “A Congregação Salesiana” e “As casas salesianas e o aspirantado”. Na tarde do mesmo dia, a psicóloga Camila Guimarães guiou uma sessão sobre identidade pessoal e relação comunitária.

A sexta-feira foi marcada por uma abordagem mais espiritual, com uma profunda lectio divina, partilha de histórias pessoais e uma palestra inspiradora de Juliene Barbosa, Bacharel em Teologia e Conselheira da escola de evangelização Santo André, intitulada “Quem é Jesus”. A noite encerrou com um momento recreativo, incluindo jogos.

No sábado de manhã, o P. Rafael, pró-reitor de Pastoral da Comunidade São Francisco de Sales, ministrou uma palestra sobre “Quem é Dom Bosco”. Na parte da tarde, os participantes visitaram o oratório Paulo VI, participaram da missa na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e desfrutaram de um jantar especial.

O último dia do estágio incluiu um tour pela casa do pós-noviciado, culminando em uma emotiva celebração de encerramento com missa e almoço. O ‘Estágio Vocacional’ proporcionou aos jovens salesianos uma oportunidade única de reflexão, aprendizado e comunhão, fortalecendo o compromisso com a vocação e os valores salesianos.