Início Paróquias Paróquia São Francisco e Santa Clara celebra 20 anos de criação em...

Paróquia São Francisco e Santa Clara celebra 20 anos de criação em Araçatuba

512
0
Fachada da Paróquia São Francisco e Santa Clara em Araçatuba (SP). Foto: MSMT

Nesta quinta-feira (21/02) a paróquia Salesiana São Francisco e Santa Clara, em Araçatuba (SP), terá uma missa solene em ação de graças pelos 20 anos de sua criação. A Santa Missa será precedida da oração do Santo Terço, às 18h30 e a celebração marcada para começar às 19h, na sede paroquial.

História

Desde o ano de 1988, a história da Paróquia São Francisco de Assis tem  a marca de um profundo desejo de serviço à comunidade. Tudo começou após a participação de casais no Encontro de Casais com Cristo (ECC) naquele ano. O nome São Francisco de Assis foi escolhido em uma reunião, refletindo o anseio da Comunidade do Bairro Pinheiros por uma igreja que os representasse.

Em 1992, sob a liderança do então seminarista Padre Paulo Lupifieri, nasceu a Paróquia do Divino Espírito Santo, ganhando autonomia e espaço na Diocese de Lins. O trabalho incansável do Padre Lupifieri e outros párocos ao longo dos anos foi fundamental para o crescimento e consolidação da paróquia.

Párocos salesianos

Ao longo dos anos, diversos párocos estiveram à frente da comunidade, cada um deixando sua marca e contribuindo para o desenvolvimento espiritual e social dos fiéis. Entre eles, destacam-se nomes de sacerdotes salesianos como P. José Carlos de Lima, P. José Alves de Araújo e P. Alfred Haidler, que, sob diferentes gestões, promoveram melhorias e ampliaram a assistência religiosa aos bairros mais distantes. A passagem para os salesianos trouxe um novo impulso à paróquia, conforme a intenção e ordem do inspetor da congregação na época, P. Afonso de Castro.

Em 2004, a Capela São Francisco assumiu o papel de liderança na paróquia, tornando-se a Igreja Matriz e ponto central das atividades pastorais. Desde então, a comunidade se empenha em zelar pela vida cristã e pelo bem-estar de todos os fiéis, seguindo o exemplo de amor e acolhimento de Jesus Cristo.

Aos 20 anos

Atualmente, a Paróquia São Francisco e Santa Clara continua seu trabalho de assistência social, destacando-se pela atuação da Pastoral da Criança e pelo Oratório Salesiano, que oferece atividades educacionais para crianças carentes da região.

A devoção aos Padroeiros São Francisco e Santa Clara é uma marca registrada da paróquia, celebrada com fervor a cada ano, reunindo fiéis em momentos de oração, reflexão e comunhão.

Assim, guiada pela fé e pelo serviço, a Paróquia São Francisco e Santa Clara segue firme em sua missão de ser uma luz na vida da comunidade, inspirando e acolhendo a todos, sem distinção.