Início Comunicação Social Papa Francisco nomeia o P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos, Cardeal...

Papa Francisco nomeia o P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos, Cardeal da Igreja

Anúncio foi feito neste domingo na audiência na Praça de São Pedro após a oração do Angelus

388
0

Em um anúncio feito neste domingo (09/07) após a oração do “Regina Coeli”, o Papa Francisco surpreendeu o mundo católico ao revelar a convocação de um consistório para o próximo dia 30 de setembro. O objetivo dessa reunião será a nomeação de 21 novos cardeais, incluindo o P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos.

A escolha do P. Ángel Fernández Artime para o cardinalato é vista como um sinal claro da confiança e esperança que o Papa Francisco deposita nele e nos Salesianos de Dom Bosco. A nomeação do Reitor-Mor ressalta a importância e a relevância dos Salesianos na missão da Igreja Católica, especialmente no trabalho com os jovens.

Além disso, a inclusão dos novos cardeais na Diocese de Roma simboliza o vínculo inseparável entre a Sé de Pedro e as Igrejas particulares ao redor do mundo. Essa diversidade demonstra a universalidade da Igreja, que continua a proclamar o amor misericordioso de Deus a todas as nações.

Ao concluir a audiência, o Santo Padre convidou todos os fiéis a rezarem pelos novos cardeais, para que, fortalecendo sua adesão a Cristo, o Sumo Sacerdote misericordioso e fiel, eles possam auxiliá-lo em seu ministério como Bispo de Roma, visando o bem de todo o Povo Santo de Deus.

Nascido em 21 de agosto de 1960, em Gozón-Luanco, Astúrias, Espanha, o P. Ángel Fernández Artime fez sua primeira profissão em 3 de setembro de 1978 e seus votos perpétuos em 17 de junho de 1984, ambos na cidade de Santiago de Compostela. Ele foi ordenado sacerdote em 4 de julho de 1987, na cidade de León.

Originário da Província de León, o P. Ángel Fernández Artime possui formação em Teologia Pastoral, além de ser licenciado em Filosofia e Pedagogia. Ele desempenhou diversos cargos na Ordem Salesiana, incluindo Delegado da Pastoral Juvenil, Diretor da Escola de Ourense e Vigário Provincial. Entre os anos de 2000 e 2006, atuou como Provincial.

Após participar da comissão técnica responsável pela preparação do 26º Capítulo Geral, em 2009 ele foi nomeado Superior da Província do Sul da Argentina, sediada em Buenos Aires. Nessa posição, teve a oportunidade de conhecer e colaborar pessoalmente com o então Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, atualmente conhecido como Papa Francisco.

Em 23 de dezembro de 2013, o P. Ángel Fernández Artime foi nomeado Superior da nova Província da Espanha Mediterrânea, dedicada a “Maria Auxiliadora”. No entanto, antes de assumir esse novo cargo, em 25 de março de 2014, ele foi eleito pelo 27º Capítulo Geral como novo Reitor-Mor da Congregação Salesiana e X Sucessor de Dom Bosco. Em 11 de março de 2020, o 28º Reitor-Mor dos Salesianos foi confirmado pelo Conselho Geral para o segundo sexênio, que vai de 2020 a 2026.

A nomeação do P. Ángel Fernández Artime como Cardeal reforça a importância da obra salesiana e o reconhecimento de seu serviço dedicado à juventude e à Igreja. A comunidade salesiana, assim como os fiéis em todo o mundo, se unem em oração pelos novos cardeais e pela contínua missão evangelizadora da Igreja Católica.

Com informações: ANS