Início Animação Missionária Missionários salesianos celebram missa pelos 130 anos da MSMT em lugar histórico

Missionários salesianos celebram missa pelos 130 anos da MSMT em lugar histórico

1284
0
Salesianos celebram os 130 anos da Inspetoria de Campo Grande no Cruzeiro dos Tachos, em Meruri (MT). Foto: MSMT

Salesianos das presenças missionárias de Meruri e São Marcos, além das presenças de Primavera do Leste e Barra do Garças diante da cruz plantada na antiga colônia dos Tachos, em Meruri.

Além dos salesianos, indígenas Boe-bororo e Xavante também participaram da celebração representando os povos originários de Mato Grosso atendidos pelos salesianos.

A Santa Missa foi de manhã cedo, tendo o P. João Bosco Monteiro Maciel na presidência da celebração. Ele contou um pouco da história do local, citando os nomes de alguns dos salesianos que participaram do primeiro grupo que chegou a Mato Grosso, vindos do Uruguai.

Essa história foi lida de um trecho do livro escrito pelo saudoso P. José Corazza. Em seguida, todos ergueram suas orações pelos irmãos que entregaram a vida pela causa da evangelização, tanto salesianos como leigos, colaboradores e todos os que ajudaram na Missão confiada por São João Bosco a seus filhos.

Após a Santa Missa, o grupo caminhou até o antigo cemitério dos Tachos, onde estão sepultados os salesianos Ir. Pedro Bertolino (25/03/1905), Ir. Antônio Baldi (19/10/1911), P. José Pessina (19/04/1916), Ir. Domingos Montanari (01/08/1921), Ir. Manuel da Fonseca (28/04/1924) e o cacique boe-bororo Uke Wagúu. Todos rezaram juntos uma Ave-Maria na intenção dos irmãos falecidos que derramaram suor e sangue nas terras missionárias.