Início Escola Ir. Vânia Ojeda apresenta o legado de Santa Maria Domingas Mazzarello no...

Ir. Vânia Ojeda apresenta o legado de Santa Maria Domingas Mazzarello no Colégio Salesiano Santo Antônio

466
0
Alunos do Colégio Salesiano Santo Antônio escutam atentos as palavras da Ir. Vânia Ojeda. Foto: Pastoral CSSA

Na manhã de segunda-feira (13/05), em comemoração à festa litúrgica de Santa Maria Domingas Mazzarello, a Ir. Vânia Ojeda, FMA, conversou com os alunos do colégio Salesiano Santo Antônio, em Coxipó da Ponte, no tradicional “Bom dia” salesiano. A irmã destacou a importância da união entre os dois ramos da família salesiana, os Salesianos de Dom Bosco e as Filhas de Maria Auxiliadora.

De forma lúdica e envolvente, a irmã compartilhou a trajetória da jovem “Main”. Em 1864, Maria Mazzarello cruzou o caminho de São João Bosco e, tocada por sua missão educativa e pastoral, juntou-se a ele na fundação da congregação religiosa das Filhas de Maria Auxiliadora. O propósito primordial da congregação era a educação e formação cristã das jovens, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade.

Reconhecida por sua simplicidade, humildade e amor maternal, Santa Maria Mazzarello tornou-se uma líder admirada por suas irmãs religiosas e pelos jovens aos quais servia. Seu legado perdura, inspirando gerações. Em 14 de maio de 1881, aos 44 anos de idade, ela partiu deste mundo, deixando um rastro de virtudes e um exemplo a ser seguido.

Em 1951, a Igreja Católica reconheceu sua santidade, canonizando-a como santa pelo Papa Pio XII. O seu compromisso com a educação e a fé continua a ser um farol para todos os que seguem os passos de Santa Maria Domingas Mazzarello.

Ao final da celebração, a Ir. Vânia Ojeda animou os alunos com um empolgante quiz de perguntas e respostas, entregando brindes como reconhecimento e incentivo à participação.