Início Paróquias Inspetoria Salesiana homenageia Dom Bruno Pedron em missa pelo 7° dia de...

Inspetoria Salesiana homenageia Dom Bruno Pedron em missa pelo 7° dia de falecimento

68
0

A missa das 19h na sede da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Campo Grande nesta quinta-feira (23/06), além da solenidade litúrgica de São João Batista teve ainda uma intenção especial pelo sétimo dia de falecimento de Dom Bruno Pedron, bispo emérito de Ji-Paraná (RO), ocorrido na última sexta-feira (17/06).

A celebração foi presidida pelo Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, P. Ricardo Carlos, e concelebrada pelos membros do Conselho Inspetorial, P. Elias Roberto, P. Hermenegildo Silva, P. Wagner Galvão, P. Paulo Vendrame e pelos sacerdotes salesianos P. Lauro Takaki Shinohara, P. José Marinoni e P. Luigi Favero. Teve ainda a presença de outros salesianos como os Irmãos Altair Monteiro e Rafael Lochi, além da comunidade paroquial.

A homilia foi feita pelo P. Luigi Favero, que veio para o Brasil como missionário na mesma época que Dom Bruno veio e, por isso, mantinham grande e longa amizade. “Dom Bruno foi para mim um irmão, um colega e um amigo”, disse P. Luigi no início da fala. Em seguida, lembrou a homilia de Dom Dimas, na missa de exéquias, com a citação do capítulo 14 do livro do Apocalipse, que traz uma palavra de consolação aos que “morrem no Senhor”.

Na sua fala, P. Luigi citou a nota de pesar da CNBB pela morte de Dom Bruno, em que afirma: “Feliz o povo que o teve como seu pastor”, numa lembrança aos dons e talentos que o bispo salesiano colocou a serviço da Igreja junto ao povo que lhe foi confiado e fez uma analogia para a família salesiana, afirmando “felizes fomos nós salesianos que pudemos ter Dom Bruno como nosso irmão e amigo”.

Entre tantas lembranças apresentadas, P. Luigi recordou a infância na Itália, quando Dom Bruno teve a oportunidade de servir como coroinha do então patriarca da diocese de Veneza, Dom Angelo Giuseppe Roncalli, que depois veio a ser o Papa São João XXIII. Destacou o gosto que tinha pelo trabalho no campo, característica que trouxe da família de camponeses. Ainda lembrou a palavra profética do saudoso P. Azeglio Capelli que, quando Dom Bruno fez o tirocínio em Dourados, disse que ele um dia seria feito bispo.

A conclusão da homilia foi uma palavra de fé e esperança: “Dom Bruno recebeu o prêmio pela sua fé e pelo seu amor a Deus e às pessoas”. E citou a grande devoção salesiana a Nossa Senhora Auxiliadora como motivo de esperança e alegria, “Dom Bruno encontrou Nossa Senhora”, e finalizou a homilia com uma Ave-Maria.

A celebração seguiu a liturgia da solenidade da Natividade de São João Batista e, antes da bênção, o inspetor P. Ricardo lembrou novamente a intenção do sétimo dia do falecimento de Dom Bruno. “Que o seu exemplo de amor à Igreja, à Congregação Salesiana e sobretudo aos mais pobres, possa ser uma referência para todos nós”, declarou P. Ricardo Carlos.