Início Comunicação Social Diretores salesianos de todo o Brasil estão reunidos em Encontro Nacional

Diretores salesianos de todo o Brasil estão reunidos em Encontro Nacional

44
0

“O Diretor ocupa um papel primordial na Congregação Salesiana e é necessário refletir sobre sua figura e voltar a ser aquilo que Dom Bosco queria”. Com estas palavras o Conselheiro Regional para o Cone Sul, P. Natale Vitali Forti, abriu os trabalhos do Encontro Nacional de Formação de Salesianos Diretores das Comunidades Salesianas das seis Inspetorias do Brasil. O evento é realizado pela Comissão Nacional de Formação em sintonia com a Conferência dos Inspetores do Brasil (Cisbrasil).

De acordo com o P. Salvador Delgadillo, um dos assessores do Encontro, juntamente com o P. Luis Miguel Timossi e P. Manoel José Pérez, o objetivo do evento é “viver um encontro formativo com tom oratoriano que leve a aprofundar e apropriar-se da identidade carismática do Diretor salesiano como pensou e viveu Dom Bosco (como referente fundamental), e atualizá-la nos novos contextos, mediante a iluminação, a oração, a reflexão, a participação e a convivência”, declarou.

Para o inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, P. Gildásio Mendes, por todo o mundo, na Congregação Salesiana, têm sido constatados desafios comuns na missão dos Diretores, e destaca “especialmente sua missão de animar e promover o carisma salesiano na Presença Salesiana assim como ressignificar a identidade Salesiana e fortalecer a comunhão e a unidade de todos que fazem parte da Presença Salesiana a serviço dos destinatários”, declarou.

Para o P. Ângelo Cesar Cinerino, diretor da presença salesiana em Primavera do Leste (MT), o encontro é um forte instrumento de formação que ajuda a “sermos diretores em tempos atuais sem perder a nossa origem. Manter sempre atual o carisma e a espiritualidade de Dom Bosco”, destacou.

Estão presentes no evento o Conselheiro Regional, P. Natale Vitali Forti, os Inspetores P. Asídio Deretti (Porto Alegre), P. Justo Piccinini (São Paulo), P. Gildásio Mendes (Campo Grande), P. Orestes C. Fistarol (Belo Horizonte), P. Jefferson Luis Da Silva Santos (Manaus) e 78 Diretores.

A assessoria do Encontro é feita pelo Centro Regional de Formação de Quito. O evento começou no dia 29 (segunda-feira) e segue até a próxima sexta-feira (02 de agosto), em Campos do Jordão (SP).

Com informações infoans.org.br

Fotos: padre Tarcísio Odelli