Início Comunicação Social Dicastério para Família Salesiana realiza encontro de Delegados Inspetoriais do setor no...

Dicastério para Família Salesiana realiza encontro de Delegados Inspetoriais do setor no Brasil

87
0

O encontro dos Delegados Inspetoriais dos Salesianos (SDB) e das Delegadas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) para a Família Salesiana de todo o Brasil aconteceu nos dias 25 e 26 de julho de 2022. O evento foi coordenado e organizado pelo Delegado Mundial do Reitor-Mor para a Secretaria da Família Salesiana, P. Joan Lluís Playà. Ele foi realizado no Instituto Missionário “São José” de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, e contou com a presença de Salesianos Cooperadores (SSCC), representantes de Canção Nova (CN) e das Irmãs Mediadoras da Paz (MP).

Também participaram do evento o Sr. Dominic Duc Nam Nguyen SDB, Delegado Mundial para os Salesianos Cooperadores e Ex-alunos de Dom Bosco, a Ir. Lucrecia Uribe, FMA, Delegada Mundial SSCC e Animadora Mundial da ADMA e o senhor Antonio Boccia, Coordenador Mundial dos Salesianos Cooperadores (SSCC), que já se encontrava no Brasil para o V Congresso Regional SSCC, realizado em Campo Grande de 22 a 24 de julho.

Após a Eucaristia de abertura, presidida pelo P. Isidoro Paula da Silva, Delegado Nacional do SSCC, o P. Playà apresentou os objetivos do encontro e convidou os participantes a se apresentarem e a compartilharem a realidade da Família Salesiana nas diversas Inspetorias e Grupos.

O primeiro tema foi a “Carta de Identidade da Família Salesiana” apresentado pelo P. Pascual Chávez Villanueva, Reitor-Mor Emérito dos Salesianos de Dom Bosco, que falou por videoconferência. O tema inspirou reflexões e partilha de iniciativas destinadas a promover o conhecimento e a vitalidade do documento.

A figura do Delegado Inspetor e do animador dos diversos grupos da Família Salesiana foi o tema de outro momento formativo, ministrado pelo P. Playà. Em sua palestra, ele promoveu uma compreensão da natureza, das funções e do perfil fundamental deste serviço, e também refletiu sobre os Conselhos inspetoriais e locais da Família Salesiana, abordando seus propósitos, membros, atividades, etc.

No segundo dia, Antonio Boccia apresentou o tema “Os leigos na Igreja e na Família Salesiana” com clareza e profundidade, a partir de sua experiência pessoal. A palestra foi enriquecida pela participação de alguns leigos cooperadores salesianos, que destacaram a necessidade de que sacerdotes, religiosos e religiosas acompanhem os leigos na valorização da própria vocação leiga.

O encontro foi concluído com uma avaliação das atividades e o comprometimento dos participantes com as comunicações do Secretariado da FS e a gratidão pela riqueza do conteúdo e pelos momentos de fraternidade vividos juntos. A comunhão entre os diversos representantes dos Grupos FS também foi consolidada com momentos informais de partilha e lazer, visitas programadas e oração comunitária.

 

Com informações CGFMAnet.org, Salesianos BBH