Início Comunicação Social Alunos do Colégio Salesiano Santa Maria têm aula campal na “Caverna do...

Alunos do Colégio Salesiano Santa Maria têm aula campal na “Caverna do Jabuti”

83
0

Os alunos do 9° ano do Colégio Salesiano Santa Maria fizeram uma viagem de cerca de 68 Km, de Cáceres (MT) até o município de Curvelândia (MT). A viagem aconteceu no sábado (09/04), quando eles tiveram uma aula especial e diferente: conhecer de perto a maior caverna do Estado de Mato Grosso, a Caverna do Jabuti, localizada naquela cidade.

Eles tiveram a oportunidade de conhecer a formação de espelotemas, que são estalagmites e estalactites; ficaram vislumbrados com tetos e paredes rochosas de várias cores, variando do calcário branco ao marrom ferruginoso. Também se surpreenderam com a rica morfologia de flores de aragonita, cristais de quartzo, dolomitos e fragmentos de calcedônia. A iniciativa foi do Prof. Robison Rodrigues de Lara, mas a aula também teve a companhia da Profª. Patricia Aparecida da Silva e do professor Orilzo de Campos Silva. Os educadores de pátio Roseli e Cristino também deram um apoio marcante à turma toda.

A Caverna do Jabuti está localizada no município de Curvelândia, na Serra do Padre Inácio, Província Espeleológica do Alto Paraguai, tem 3.860,51 m de galerias mapeadas é até o momento de acordo com o IBAMA-CECAV-MT, a maior caverna do estado de Mato Grosso. Esta caverna apresenta amplos salões de fácil acesso no plano horizontal e por possuir depósitos de origem química de uma extraordinária beleza cênica, conhecida como espeleotemas, sendo as estalactites, estalagmites, cortinas, represas de travertinos, flores de aragonita e outros, a Caverna do Jabuti apresenta grande potencial para o turismo de contemplação.