Início Instituição de Ensino Superior Workshop na UCDB apresenta avaliação de programa de revitalização do centro da...

Workshop na UCDB apresenta avaliação de programa de revitalização do centro da capital de MS

385
0
Foto: Divulgação UCDB

O reitor da Universidade Católica Dom Bosco, P. José Marinoni, acompanhado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local, Michel Constantino, e a professora Cleonice Alexandre Le Bourlegat, além da subsecretária de Gestão de Projetos Estratégicos da Prefeitura de Campo Grande, Catiana Sabadin, e o especialista Diego Andes participaram nesta quarta-feira (26/06), no auditório do bloco M da Católica, do workshop de avaliação do Programa Reviva Campo Grande.

Durante a abertura, P. José Marinoni enfatizou a importância de ouvir as demandas populares: “Duas coisas que eu gostaria de dizer. Vou lembrar o nome de dois papas, João Paulo II, que falava de ecologia humana, e o papa Francisco, que diz que a igreja precisa ouvir. Esse ano ele declarou o ano da sinodalidade, que é o ano da escuta. Então eu comentava que a gente precisa ouvir o povo. Nós gestores muitas vezes temos ideias magníficas, mas não é aquilo que o povo precisa e que gostaria de ter. Então é fundamental esse papel de escutar os anseios, os desafios, as preocupações de quem mora no lugar. A população também terá que entender que as autoridades, a academia e tudo mais podem melhorar, qualificar mais os desejos e os anseios. Parabéns pelo trabalho e daqui para frente só desejo sucesso”.

O Programa Reviva Campo Grande, que revitalizou a região central da cidade, foi destacado como um marco para o desenvolvimento urbano da Capital de Mato Grosso do Sul. A subsecretária Catiana Sabadin, representando a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, agradeceu as parcerias, incluindo a colaboração da UCDB: “Hoje é um dia muito produtivo para o planejamento urbano de Campo Grande, para a academia, para todos os envolvidos na execução de um programa que foi tão importante, que é a revitalização do Centro de Campo Grande”.

O pró-reitor Cristiano Marcelo Espínola Carvalho expressou seu orgulho pela participação da UCDB no projeto: “Fico muito contente da Universidade Católica Dom Bosco poder participar desse processo ativamente, pois nossa função é a formação de recursos humanos. E saber que o Programa de Desenvolvimento Local participou ativamente desse processo todo com vocês, nos enche de orgulho”.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local, Michel Constantino, também destacou a relevância do projeto: “Gostaria de agradecer a Catiana pela coragem desse projeto em nossa cidade, trazer o BID e também a universidade juntos”.

A palestra “Por uma cidade mais vibrante e inclusiva”, iniciada pela professora Cleonice, discutiu as projeções de crescimento urbano: “De acordo com estudos da ONU, até 2050, 70% da população mundial vai estar nas cidades”. O evento, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em colaboração com a Prefeitura de Campo Grande através da Subsecretaria de Gestão de Projetos Estratégicos (Sugepe), teve início às 7h30 no auditório do Bloco M da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Com informações: Assessoria UCDB