Início Missões Indígenas Voluntários realizam experiência missionária na MSMT de Sangradouro

Voluntários realizam experiência missionária na MSMT de Sangradouro

313
0
Gincana com as crianças e adolescentes foi uma das atividades realizadas pelos voluntários na MSMT de Sangradouro. Foto: Reprodução Facebook

Na última segunda-feira (03/07) teve início uma experiência missionária na MSMT (Missão Salesiana de Mato Grosso) de Sangradouro, envolvendo um grupo de voluntários engajados nas obras salesianas. Composto por dois sacerdotes salesianos, um estudante de teologia e treze jovens das casas salesianas da Inspetoria de São Paulo, o grupo dedicará 10 dias para vivenciar a realidade do povo xavante e oferecer auxílio aos mais necessitados.

Ao todo, são 16 participantes, incluindo os religiosos e leigos, membros da coordenação local da Pastoral Juvenil. Eles vieram de diversas localidades, como Itaquera, Americana, Campinas, São José dos Campos e São Paulo, com o propósito de conhecer de perto a situação vivida pelo povo xavante e contribuir com seu esforço em prol dos menos favorecidos.

A experiência missionária teve início com uma Santa Missa, presidida pelo diretor da presença salesiana de Sangradouro, Padre Amércio Rezende de Oliveira. No primeiro dia, os voluntários visitaram algumas aldeias próximas à sede missionária, acompanhados pelo pároco Padre Juan Carlos Uscuola, onde foram dadas bênçãos ao povo e puderam estabelecer contato com a comunidade local.

Nas aldeias de Sangradouro, Auxiliadora, Tsorépré e Abelhinha, o grupo realizou uma gincana voltada para as crianças e adolescentes, proporcionando momentos de diversão e interação. Além disso, como parte da experiência missionária, estão sendo oferecidos cursos para gestantes, como costura e preparação para o parto. Essas atividades visam proporcionar conhecimento e habilidades que possam contribuir para a melhoria das condições de vida das famílias locais.

Os voluntários também têm se dedicado a oferecer cursos para os demais membros da comunidade, abordando temas como a produção de sabão, noções básicas de eletricidade, técnicas de artesanato e manutenção de encanamento de água. Essas iniciativas têm o intuito de promover a capacitação dos moradores, auxiliando-os na busca por soluções práticas para os desafios cotidianos. A experiência missionária na MSMT de Sangradouro reflete o comprometimento e a solidariedade dos voluntários, que se dispõem a dedicar seu tempo e esforço em prol do próximo. Através do contato direto com a comunidade local e do compartilhamento de conhecimentos e habilidades, eles buscam contribuir para a construção de um futuro mais digno e promissor para todos.