Início Instituição de Ensino Superior UniSALESIANO promove ações ligadas ao mês vocacional

UniSALESIANO promove ações ligadas ao mês vocacional

49
0

Todo ano, sempre no mês de agosto, a Igreja Católica celebra no Brasil o mês vocacional. No UniSALESIANO, as ações serão promovidas pela Pastoral Universitária por meio das redes sociais devido à pandemia do coronavírus.

Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Jácomo, disse que os interessados poderão acessar os vídeos sobre as vocações nos sites do UniSALESIANO (unisalesiano.com.br) e da Pastoral (unisalesiano.com.br/pastoral). “Os Coordenadores mostrarão um pouco sobre cada curso oferecido pelo UniSALESIANO e também tem vídeos sobre diversas vocações, como a religiosa, do ministério, entre outras”, completou.

Haverá também, em ambos os sites, o Retiro Espiritual com o tema das vocações. “Nesse caso, o jovem poderá rezar, fazer o retiro e refletir sobre sua vocação”, afirmou o padre.

De acordo com o Pró-Reitor de Pastoral, a primeira vocação do homem é a vida, o sopro de Deus, seguida da santidade. “Todos nós somos chamados à santidade e, é claro que, ao longo da vida, a gente também escolhe outras vocações, como a do matrimônio, sacerdotal, vida religiosa, a dos leigos engajados para os ministérios”, contou.

E, no mundo universitário, Pe. Paulo afirma que o espaço educa o jovem e o capacita para uma profissão. Ou seja, a profissão, segundo ele, está ligada à vocação. “Quando o jovem escolhe uma profissão, tem que estar atento ao dom que ele tem. Esse dom faz com que ele responda à uma vocação e a escolha de uma maneira prazerosa”, aconselhou.

Disse ainda que a vocação de cada um está ligada à realização pessoal. Se a pessoa não se dedica com amor naquilo que faz, não fará bem feito. “Tem que ter uma sintonia. Eu digo que, quando o jovem escolhe uma profissão, também está respondendo ao chamado de Deus”, afirmou, ao convidar todos os acadêmicos para um mês de oração pela vocação, missão e felicidade.

Monique Bueno
Jornalista – Unisalesiano Araçatuba