Início Instituição de Ensino Superior UniSALESIANO Araçatuba envia 37 profissionais e acadêmicos ao Rio Grande do Sul

UniSALESIANO Araçatuba envia 37 profissionais e acadêmicos ao Rio Grande do Sul

O grupo ficará abrigado na casa salesiana onde funciona a Faculdade Dom Bosco

165
0
Foto: Divulgação Unisalesiano Araçatuba

Na próxima sexta-feira (17/05), o UniSALESIANO enviará 37 voluntários para prestar auxílio nos serviços de emergência de saúde no Rio Grande do Sul, Estado recentemente atingido por fortes enchentes. Em uma ação conjunta com a Prefeitura Municipal de Araçatuba, um ônibus partirá rumo a Porto Alegre no sábado (18/05), transportando médicos, enfermeiros, um médico veterinário, uma psicóloga e acadêmicos dos últimos anos de Enfermagem e Medicina, estes últimos habilitados em Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS – Advanced Cardiovascular Life Support).

O grupo ficará instalado na casa salesiana onde funciona a Faculdade Dom Bosco e deve atuar tanto na capital gaúcha quanto na região metropolitana, sob a coordenação do Dr. Ângelo Jacomossi, médico responsável pela unidade curricular IESC (Interação Ensino em Saúde na Comunidade) e docente do Curso de Medicina do UniSALESIANO.

O Prof. André Ornellas, Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação da instituição, ressalta a importância desta ação como parte integrante da missão da universidade. “Nós existimos para formar profissionais plenos para o trabalho. Então, quando nós pensamos no Rio Grande do Sul, pensamos em fazer mais do que doar mantimentos. Portanto, forneceremos um tempo desses profissionais para ajudar a comunidade mais sofrida”, explicou.

Ornellas também destacou que o médico veterinário e a psicóloga, ambos formados no UniSALESIANO, desempenharão papéis cruciais. Enquanto o médico veterinário realizará análises das doenças epidemiológicas e orientará os profissionais da saúde sobre os perigos de contaminação, a psicóloga oferecerá suporte emocional ao grupo. “Importante frisar que nossos professores psicólogos e acadêmicos do último ano atuarão de forma on-line com as pessoas que necessitam desse apoio, no Sul”, acrescentou o Pró-Reitor.

Dr. Antônio Poletto, Coordenador do Curso de Medicina do UniSALESIANO, enfatiza que a assistência em situações de catástrofe é uma obrigação humanitária fundamental dos salesianos. “É nossa responsabilidade não apenas reconhecer, mas também agir diante desse compromisso humanitário”, declarou.

Por sua vez, o Reitor do UniSALESIANO, P. Paulo Vendrame, SDB, expressou sua admiração pela solidariedade demonstrada pelo povo brasileiro em momentos de calamidade. “E encontrar nos jovens universitários um eco de resposta é algo que engrandece nossa Instituição Universitária e toda a humanidade. Parabenizo nossos educadores e os que responderam a este apelo de voluntariado, cuidando daquilo que temos de mais precioso: a vida!”, concluiu o Reitor.

Com informações: Assessoria Unisalesiano