Início Instituição de Ensino Superior UniSALESIANO Araçatuba e Santa Casa inauguram Farmácia Hospitalar Central, com investimentos de...

UniSALESIANO Araçatuba e Santa Casa inauguram Farmácia Hospitalar Central, com investimentos de R$1 milhão

107
1

UniSALESIANO e a Santa Casa de Araçatuba inauguraram, na manhã desta sexta-feira, dia 26 de maio, a Farmácia Hospitalar Central, com a presença de membros da Reitoria da Instituição, representantes do hospital e diversas autoridades políticas e de organizações da sociedade civil.

O investimento no novo setor, no valor de aproximadamente R$1 milhão, só foi possível graças ao programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, que autorizou o Curso de Medicina em Araçatuba.

Essa conquista, segundo o provedor da Santa Casa, Petrônio Pereira Lima, é fruto do esforço conjunto e do compromisso de excelência na prestação de serviços de saúde à comunidade da região de Araçatuba. “Hoje, celebramos não apenas a conclusão das obras da reforma, mas a importância dos recursos provenientes do programa Mais Médicos, em parceria com o UniSALESIANO. Essa união de esforços permitiu a modernização e aprimoramento das nossas instalações”, ressaltou.

Por sua vez, o Inspetor da Missão Salesiana do Mato Grosso e Chanceler do UniSALESIANO, Pe. Ricardo Carlos, SDB, iniciou seu discurso citando Dom Bosco, fundador dos salesianos, que foi inspirado por Deus a cuidar de uma porção delicada da sociedade, composta pelos jovens, pelos mais necessitados e os mais pobres. “E, quantas e quantas vezes, quando lemos as memórias bibliográficas deste homem de Deus, vimos que ele foi solicitado que deixasse seus afazeres para visitar e dar a benção aos doentes”, explicou, ao frisar que esse cuidado de Dom Bosco é, acima de tudo, uma obra de misericórdia, palavra que faz parte da instituição de saúde – Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba.

E completou sua fala, ao dizer que o UniSALESIANO está cuidando, de fato, para que os fármacos possam ser administrados corretamente, para que as pessoas possam receber a sua devida medicação com economia. “Isso reverte para o bem da Santa Casa e de toda a população. Por isso, contem conosco, estamos à disposição e eu tenho certeza que essa parceria, que já é de sucesso, será exemplo para tantas outras entidades”, disse.

Em seguida, o Diretor-Geral do UniSALESIANO Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, destacou que, desde sua entrada na congregação salesiana, há mais de 20 anos, sempre foi pensado no bem comum da humanidade. De acordo com ele, esse cuidado que se tem, partindo das motivações do superior, em Roma, na Itália, também com os inspetores, como o Pe. Ricardo Carlos, é extremamente importante e trata-se de uma herança de Dom Bosco.

“Que possamos hoje, nessa inauguração da Farmácia Central, ter isso como exemplo. Quando a gente administra melhor os bens temporais, as coisas materiais, é a vida humana terrena que é cada vez mais cuidada, a exemplo de Jesus Cristo, que a santificou. Parabéns a todos”, frisou.

Prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, também fez uso da palavra para agradecer a parceria com o UniSALESIANO no cuidado da população de Araçatuba. “Essa parceria tem rendido muito. Muito obrigada ao UniSALESIANO”, citou.

Após os discursos, o Pró-Reitor de Pastoral do UniSALESIANO, Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB, deu a bênção no local e lembrou aos funcionários da Farmácia Hospitalar Central que o trabalho é uma extensão da misericórdia de Deus.

Além do Pe. Ricardo Carlos, Pe. Erondi Tamandaré, Pe. Paulo Eduardo Jácomo, estiveram presentes no evento, os membros da Reitoria: Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas, e a Pró-Reitora Administrativa, Vanda Aparecida Guilherme de Moura.

Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, André Ornellas, enfatizou que inaugurações como essa fazem parte de um grande sonho que está sendo realizado como resposta a uma grande demanda do SUS (Sistema Único de Saúde). “É gratificante essas atitudes voltadas à comunidade. O UniSALESIANO, com seu Curso de Medicina, retribui a confiança e o crédito dado pelo município, pelo Estado e pelo Governo Federal, realizando obras dentro do ‘Mais Médicos’ para a comunidade ser melhor atendida”, completou.

DOSE UNITÁRIA

A Farmácia Hospitalar Central possui o sistema Dose Unitária, no qual os medicamentos são dispensados aos postos de enfermagem do hospital já fracionados, na quantidade exata da prescrição para cada paciente. As embalagens serão identificadas com o nome do paciente, número do leito, horário de administração e código de barras com informações para rastreamento – desde a procedência do lote às condições e tempo de armazenamento, incluindo as etapas do processo de separação e fracionamento.

A Farmácia Hospitalar Central vai funcionar em uma área de 170 metros quadrados localizada no subsolo da Santa Casa, espaço que foi reformado e equipado, possibilitando ao hospital avançar, principalmente, em relação à segurança e agilidade na dispensação de uma média de 4,8 mil medicamentos ministrados diariamente aos pacientes. A média anual é de aproximadamente 1,8 milhão.

Monique Bueno
Analista de Comunicação

1 COMENTÁRIO

  1. […] Na sexta-feira (26/05), em companhia do P. Erondi e dos Pró-Reitores do Unisalesiano Prof. André Luis Ornellas (Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação) e Prof. Vanda Aparecida Guilherme Moura (Pró-Reitora Administrativa), P. Ricardo participou da cerimônia de inauguração da reforma e instalação da Farmácia Central Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba, parceria do Unisalesiano com o Governo Federal. A reportagem completa sobre o evento você pode conferir neste link. […]