Início Instituição de Ensino Superior UCDB realiza exposição de fotos em homenagem à Capital Sul-mato-grossense

UCDB realiza exposição de fotos em homenagem à Capital Sul-mato-grossense

42
0

Por meio das fotografias, você pode voltar no tempo, relembrar histórias, saber como eram as pessoas, o modo de vida e sim, constatar que o passar dos anos acrescentaram cores e movimento aos ambientes. As mudanças ocorridas ao longo de décadas na Capital estão na exposição “Campo Grande tem história”, produzida pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), que será exposta durante o mês de agosto na Praça Ary Coelho.

A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e de Turismo (Sectur). A abertura oficial será na próxima segunda-feira (9), às 9 horas, na esquina das ruas 14 de Julho e 15 de Novembro. A exposição integra as comemorações dos 122 anos da Capital.

No melhor estilo antes/depois, acadêmicos de História e de Publicidade e Propaganda resgataram nos arquivos do Arquivo Histórico de Campo Grane (Arca) fotos de locais emblemáticos da Capital, em sua maioria no centro da cidade. Em seguida, foram nos mesmos locais atualmente e fotografaram os novamente. As fotos novas e antigas transformaram-se em seis grandes painéis, que agora serão mostrados à população na principal praça da cidade.

“Esse projeto foi feito em 2018 e agora estamos expondo-o em um ponto de grande movimentação da Capital. As fotos antigas são da década de 30 e agora, quase 100 anos depois, mostramos os mesmos locais. Muitas construções não existem mais, outras foram modificadas; eram outros tempos, mas representam muito do que somos hoje”, explicou o professor da UCDB, Roberto Figueiredo.

Cada local escolhido ganhou uma breve explicação dos acadêmicos no próprio painel com curiosidades sobre a época e também detalhes do crescimento de Campo Grande.

“O patrimônio cultural de Campo Grande merece destaque e a exposição Campo Grande Tem História é importante justamente por conta da valorização da história da nossa Capital. Um povo sem história não valoriza seu passado, seu presente e desacredita no futuro”, afirma o titular da Sectur, Max Freitas.

 

Silvia Tada

Assessoria de Comunicação UCDB