Início Instituição de Ensino Superior UCDB expõe coletânea reunida por Pe. Afonso de Castro sobre Manoel de...

UCDB expõe coletânea reunida por Pe. Afonso de Castro sobre Manoel de Barros

40
0

No dia 13 de novembro de 2014, Mato Grosso do Sul e o Brasil perderam o maior de seus poetas contemporâneos, Manoel de Barros. Sete anos após sua passagem, o poeta das miudezas ganha uma exposição inédita com reportagens e entrevistas reunidas por décadas pelo amigo pessoal e estudioso da obra, Pe. Dr. Afonso de Castro. A abertura da mostra “Manoel de Barros Vive” será na próxima sexta-feira (12), às 9h, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

O salesiano, ao longo de muitos anos, guardou recortes de jornais e revistas que tratavam da obra do poeta e parte desse material estará exposta no saguão do bloco Administrativo do campus Tamandaré até dia 19 de novembro.

A exposição teve a curadoria do professor Roberto Figueiredo, da Área de Cultura e Arte da UCDB, ligada à Pró-Reitoria de Pastoral e Assuntos Comunitários. “A genialidade de Manoel de Barros foi reconhecida enquanto ele ainda estava vivo — uma raridade na cultura brasileira. Isso pode ser percebido na quantidade de reportagens em todos os grandes veículos impressos do Brasil (jornais e revistas). Manoel de Barros também é um autor muito estudado nas universidades e na mostra traremos alguns trabalhos de conclusão de curso e dissertações baseadas em sua obra”, destacou o docente.

Pe. Afonso de Castro é autor do livro “A poética de Manoel de Barros” e dedicou grande parte de sua vida acadêmica a estudar o poeta. Isso o levou a acumular livros, registros, cartas pessoais, entre outros materiais que serão expostos na UCDB.

Sílvia Tada

Assessoria de Comunicação e Imprensa – UCDB