Início Instituição de Ensino Superior Trabalho da equipe do Biotério da UCDB integra documentário internacional veiculado pela...

Trabalho da equipe do Biotério da UCDB integra documentário internacional veiculado pela CNN

56
0
Professora Helena Paula em documentário da CNN. Foto: Reprodução TV

Documentário produzido pelo canal franco-alemão Arte intitulado “A extinção em massa de espécies — O homem em guerra com a natureza” está em exibição nos canais europeus e na CNN. No material, a participação da professora e gestora do Biotério da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Paula Helena Santa Rita é um dos destaques quando o assunto abordado são as queimadas no Pantanal sul-mato-grossense que dizimou milhões de animais que não conseguiram fugir do fogo.

As cenas na universidade foram gravadas no dia 21 de setembro de 2021 e a equipe fez entrevistas e conheceu o Biotério. No dia seguinte, partiram para Corumbá, onde acompanharam uma expedição do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal de Mato Grosso do Sul (Gretap-MS) até a Serra do Amolar.

Em cerca de 90 minutos de reportagem, os documentaristas mostram como o homem é o principal responsável pela extinção em massa de espécies e acompanham as ações e iniciativas para preservar e proteger as espécies. Assim como as queimadas no Pantanal, a série acompanhou, por exemplo, os recifes em Belize, botos-cor-de-rosa na Bolívia, o pau-brasil em Minas Gerais

O documentário completo está no link. Os trechos com a participação da UCDB podem ser conferidos a partir dos 57 minutos e se estendem por cerca de 13 minutos.

O Biotério da UCDB é um dos mais importantes serpentários do País e abriga cerca de 450 animais de várias espécies. É fonte de pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado e participa de ações de extensão voltadas para a educação ambiental. Ali também são extraídos venenos das serpentes usados na produção de soro antiofídico e bioprospecção.

Silvia Tada

Assessoria de Comunicação e Imprensa – UCDB