Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Terminam os Dias de Espiritualidade da Família Salesiana 2022

Terminam os Dias de Espiritualidade da Família Salesiana 2022

18 de janeiro de 2022

O evento, realizado de 13 a 16 de janeiro, reuniu 150 participantes presenciais em Valdocco, Itália, e mais de 10 mil pessoas que participaram virtualmente, em todo o mundo.

“Toda comunidade é Caná da Galileia”, disse o Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, na homilia de encerramento da 40ª edição dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana (DEFS). Partindo do comentário do Evangelho que relembra um fato ocorrido entre Maria e seu Filho durante um banquete de núpcias, do qual também participavam os seus discípulos, ele lembrou que “Deus opera sempre onde os homens e as mulheres – também a Família Salesiana – expendem seu tempo”.

A Mãe é figura central nessa dinâmica, mas ela não pede nada especial a Jesus: apresenta um problema e espera que Ele trabalhe da forma que melhor Lhe aprouver. “Isto nos ensina a orar da maneira certa. Confiemos as necessidades e as situações dolorosas ao Senhor, e ele intervirá”. Assim como em Nazaré, Maria aguardou os acontecimentos também em Caná. “Ela não quer afirmar sua vontade diante de Deus. Portanto, não há que apresentar a nossa vontade, os nossos desejos, por mais importantes que sejam, mas deixar que Deus decida o que fazer”. Esta foi também a atitude de São Francisco de Sales, tão explorada nos DEFS: sua entrega a Deus e à Sua bondade: “Qualquer resposta será para o meu bem”.

Isto afeta as relações entre as pessoas e, para os que têm fé, torna-se “riqueza e diversidade de dons: cada um recebe algo para o bem comum”: a comunidade torna-se um espelho da bondade do Pai. “Isto não surge de uma atitude otimista, mas de uma descoberta possibilitada pela fé”.

O Reitor-mor lembrou que “o ciúme, a inveja ou a rivalidade surgem quando estamos sendo tocados pela cegueira; esses sentimentos são um insulto a Deus”. Devemos superar tais limitações, aproveitar da variedade dos dons, colocando-os ‘em diálogo’. “E lembremo-nos, disse na conclusão o padre Fernández Artime, que os mais pobres esperam por nós!”.

Interioridade e presença de Deus

“Um fruto deste momento é o crescimento da interioridade. Não tenhamos medo de buscá-la, ela não nos impede de fazer bem as coisas. Com uma interioridade maior, teremos mais presença de Deus entre os jovens. É um investimento na vida, que a torna mais robusta e sólida”. O tema da Estreia “Fazei tudo por amor, nada por força” e a gratidão a Deus pelo dom de São Francisco de Sales são realmente uma fonte de profunda inspiração. “Este ano será uma oportunidade maravilhosa para aquecer o coração”, concluiu o Reitor-mor.

Participantes

Graças aos 150 participantes presenciais em Valdocco e às mais de 10 mil pessoas que participaram virtualmente, em todo o mundo, os DEFS 2022 representaram o início. Dentre essas 10 mil pessoas, 1600 acompanharam as transmissões ao vivo em língua árabe, disponíveis pela primeira vez neste evento anual, explicou o padre Alejandro Guevara, animador Espiritual Mundial da Associação de Maria Auxiliadora e coordenador do evento.

Segundo o padre Guevara, as conexões vinham das comunidades salesianas, mas também de cristãos dos vários ritos que vivem nos países árabes. A isso se acrescenta a tradução simultânea para outras sete línguas do Extremo Oriente, do tailandês ao coreano, graças ao empenho dos Salesianos nas Filipinas.

As fotos do último dia já estão disponíveis no ANSFlickr.

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS