Início Comunicação Social Termina o Curso de Formação e Acompanhamento para Inspetores de recente nomeação:...

Termina o Curso de Formação e Acompanhamento para Inspetores de recente nomeação: um sucesso de partilha e comunhão

55
0

(ANS – Roma) – Encerrou-se na quarta-feira, 13 de outubro, a terceira sessão do Curso de Formação e Acompanhamento para Inspetores recém-nomeados de 2021. O P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor, com seu Vigário, P. Stefano Martoglio, e demais Conselheiros de Setor, acompanharam sete Superiores salesianos por mais de dez dias, entre escuta, diálogo e debates, que fortaleceram o sentimento de pertença à Congregação e de comunhão entre todos os participantes.

Os comentários dos inspetores que participaram representam um testemunho caloroso da validade e eficácia do evento:

O P. Roland Mintsa, Superior da Visitadoria da África Tropical Equatorial (ATE), declarou: “Estou muito feliz com este curso, durante o qual recebi muitas informações úteis sobre como governar e administrar minha Visitadoria. Volto para casa com grande entusiasmo e energia positiva, e estou confiante de que poderei iluminar mais nossos coirmãos e compartilhar com eles mais conhecimentos sobre os vários serviços e atividades que se realizam na Congregação Salesiana”.

O P. Gerardo Martin, Inspetor das Filipinas Norte (FIN), disse: “Estou muito feliz por ter participado do curso. É uma experiência maravilhosa encontrar-se pessoalmente com o Reitor-Mor e o Conselho Geral. Fiquei feliz por ter vivido esta atmosfera de sincera partilha e comunidade na Casa Geral. Será uma experiência verdadeiramente inesquecível e enriquecedora para mim”.

Para o P. Hailemariam Medhin Tesfay, Superior da Visitadoria África Etiópia (AET): “Foi uma experiência maravilhosa poder fazer parte deste grupo e conhecer o governo central da Congregação Salesiana. Testemunhei de perto o cuidado, a atenção e a fraternidade do Reitor-Mor, do Vigário Geral e de cada um dos Conselheiros. Depois deste curso, me sinto mais confiante, entusiasmado, revigorado”.

O P. Luis Fernando Valencia, Inspetor da Colômbia-Medellín (COM), acrescentou: “Um grande encontro com os coirmãos do Setor Central da Congregação que nos encorajam, nos ouvem, nos entusiasmam a estarmos entre os jovens das nossas Inspetorias, trabalhando juntos pelo Reino de Deus e por sua justiça”.

O P. Líder Justiniano Flores, Inspetor da Bolívia (BOL), destacou: “Me senti em casa. Este encontro foi uma experiência muito bela, muito profunda e muito sincera. Fomos recebidos em clima de grande fraternidade. Foi uma bênção. O encontro com o Reitor-Mor proporcionou um clima de grande fraternidade e aprendemos aspectos importantes acerca de liderança, para conduzir nossas Inspetorias, para as quais voltamos iluminados pelas palavras do Reitor-Mor, de cada um dos Conselheiros e dos demais coirmãos da Sede Central que encontramos. Volto para casa feliz com a esperança e a convicção de que, no serviço que agora iniciamos, Deus e o Reitor-Mor nos acompanham com todos os seus conselhos”.

O P. Ricardo Carlos, Inspetor do Brasil-Campo Grande (BCG), disse: “Este curso é um verdadeiro encontro. É uma grande oportunidade para compartilhar informações e, sobretudo, para a fraternidade no grupo dos novos Inspetores. Conversamos com o Reitor-Mor e com os Conselheiros de Setor. Vivemos dias de alegria e também de aprofundamento sobre diversos temas. Queremos levar todo este entusiasmo às nossas Inspetorias para poder colocar em prática tudo o que aqui vivemos, aprendemos e meditamos. Estou convencido de que esta experiência me ajudará a realizar um serviço ainda melhor aos jovens”.

Por fim, o P. Adolfo de Jesus Sarmento, Superior de Moçambique (MOZ), afirmou: “Para mim foi uma experiência muito bela, com inspetores de diferentes regiões do mundo. Vivemos verdadeiramente uma experiência fraterna com o Reitor-Mor, os Conselheiros Gerais e os coirmãos da Casa Geral. Pude sentir o Espírito de Dom Bosco no meu coração e vivenciei o carisma salesiano com grande espírito de comunhão”.

O Reitor-Mor, por sua vez, comentou: “Estou realmente muito satisfeito por estas experiências com os novos Inspetores, que permitem que nos conheçamos em profundidade, vivendo dias de verdadeira fraternidade e partilha do carisma, e que proporcionam uma real troca de experiências e conhecimentos: o Conselho geral pôde sentir a realidade com a qual os Inspetores lidam todos os dias, e os Inspetores puderam ver com seus próprios olhos o curso e a caminhada da Congregação no âmbito global. Estou convencido de que estes encontros são uma bênção e um recurso importante para crescer no serviço da animação e do governo, em benefício de todos os Coirmãos e dos Jovens a cujo serviço estamos e sempre estaremos”.