Início Instituição de Ensino Superior Estreia 2023 é abordada em Formação da Espiritualidade Salesiana ministrada aos colaboradores...

Estreia 2023 é abordada em Formação da Espiritualidade Salesiana ministrada aos colaboradores do UniSALESIANO

53
0

Evento foi promovido pela Pastoral Universitária e o Departamento de Recursos Humanos

“COMO FERMENTO NA FAMÍLIA HUMANA HOJE. A dimensão laical da Família Dom Bosco”. O tema da Estreia 2023, proposto pelo Reitor-Mor dos Salesianos, P. Ángel Fernández Artime, foi abordado com colaboradores do UniSALESIANO durante a “Formação da Espiritualidade Salesiana”.

O evento foi promovido pela Pastoral Universitária e o Departamento de Recursos Humanos, na tarde do dia 31 de março, na capela do Centro de Convivência.

O Pró-Reitor de Pastoral, P. Paulo Eduardo Jácomo, SDB, junto com os presentes, fez uma oração invocando sobre todos a presença do Espírito Santo, com o intuito de iluminar o encontro formativo, que é realizado todos os meses. “Nos nossos encontros formativos, procuramos transmitir informações que sirvam para vocês tanto no trabalho, aqui no UniSALESIANO, como também para a vida de vocês fora do nosso ambiente, ou seja, uma formação que sirva para a vida”, explicou.

Para explanar sobre o tema da Estreia 2023, P. Paulo convidou P. Delmiro Vieira do Nascimento, SDB, que atua na Paróquia Salesiana São Francisco e Santa Clara, de Araçatuba (SP).

Segundo P. Delmiro, a Estreia é como um caminho pedagógico espiritual que, todos os anos, o Reitor-Mor apresenta à família salesiana e àqueles que estão ligados a essas presenças, em todo o mundo.

“Ela é destinada, primeiramente, aos jovens, nossos destinatários e, depois, a todos que partilham do carisma, da missão salesiana”, disse, ao frisar que o tema deste ano é interessante porque toca em aspectos da vida de todos.

“A palavra fermento chama a atenção porque o jeito de ser salesiano, ser cristão no mundo, é pensar como o fermento, que faz a massa levedar, crescer, se transformar”, analisou.

Arte

P. Delmiro citou também a arte do pôster da Estreia, cuja proposta da ilustração se inspira na dimensão afetiva e familiar que uniu Dom Bosco, fundador dos salesianos, e Mamãe Margarida, aos meninos acolhidos no Oratório de Valdocco.

Na imagem, Dom Bosco, Pai e Mestre, conduz e organiza os jovens, que têm fome e precisam de um pastor que os apoie na busca do dom da solidariedade, do zelo amoroso pelas pequenas tarefas e pelo pão compartilhado da autoconsciência, como um bom fermento que os ajude a crescer e torne maior e mais saboroso o “pão da Família Humana”.

Aniversário

Ao final da formação, os colaboradores que comemoraram aniversário no mês de março, ganharam lembranças e, em seguida, os participantes tiveram um momento para os comes e bebes, em uma das salas do Centro de Convivência.

Monique Bueno 

Analista de Comunicação do UniSALESIANO