Início Reitor Mor Sob sol intenso, comunidade xavante participa da Santa Missa com Reitor-mor salesiano

Sob sol intenso, comunidade xavante participa da Santa Missa com Reitor-mor salesiano

963
0
Cardeal Ángel Fernández Artime preside a Santa Missa na aldeia xavante de NS de Fátima. Foto: Giovani Neves

Logo no início da manhã desta terça-feira (12/03) o Reitor-mor salesiano, Cardeal Ángel Fernández Artime reuniu-se com a Comunidade Missionária Salesiana de São Marcos, com a presença das Filhas de Maria Auxiliadora que trabalham junto aos salesianos. Após a oração das Laudes, o Reitor-mor dirigiu palavras de incentivo aos irmãos missionários lembrando que o trabalho junto aos povos originários é um dos pilares da vocação salesiana.

No final da manhã, Dom Ángel foi até a aldeia Nossa Senhora de Fátima, que recebe atendimento dos salesianos da presença missionária de São Marcos.

O local fica a aproximadamente 1h de carro em estrada de chão da Casa Salesiana Missionária. O céu azul e a terra branca intensificaram as cores das pinturas corporais dos xavante e também o calor, próximo de 37°C.

Logo na chegada do Cardeal Artime, começando pelas crianças, depois os jovens e os adultos formaram filas intermináveis para pedir a bênção ao Reitor-mor salesiano. Alguns beijavam sua cruz cardinalícia em sinal de respeito e devoção. Situação semelhante ao que ocorreu na véspera, na aldeia São Marcos.

Com os sacerdotes já paramentados para a liturgia, os indígenas pediram para fazer uma procissão de entrada para demonstrar solenidade e respeito à celebração religiosa e ao presidente da celebração, o Reitor Mor salesiano.

Todos os cantos da Santa Missa foram composições sonhadas na comunidade e ensaiadas com o povo na língua xavante.

Mesmo debaixo de um sol forte, adultos, jovens e crianças permaneceram firmes diante do altar preparado no centro da aldeia.

Junto com o Cardeal Ángel Arime, concelebraram a Santa Missa o inspetor da MSMT, P. Ricardo Carlos, o vice-inspetor, P. Ademir Lima, o diretor da presença missionária de São Marcos, P. Douglas Chrystiano Souza, o pároco da comunidade missionária, P. Alfred Heidler, o diretor da presença salesiana de Barra do Garças, P. Waldomiro Bronakowski e do missionário salesiano, P. Miguel Paes da Silva. Desde a chegada do Reitor-mor salesiano a Meruri, a inspetora das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Teresinha Ambrosim também esteve presente aos encontros com o Cardeal Ángel Artime.

Ao final da Santa Missa, Dom Ángel recebeu o título de Cidadão do município de Barra do Garças e ainda um cocar do cacique xavante, como sinal de reconhecimento pelos trabalhos realizados pelos salesianos junto aos povos originários xavante.