Início Animação Missionária Santuário Salesiano de Corumbá recebe Congresso Missionário do Regional Oeste 1

Santuário Salesiano de Corumbá recebe Congresso Missionário do Regional Oeste 1

24
0
Bispos do Regional Oeste 1 celebram a Santa Missa no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Corumbá. Foto: Divulgação

O Regional Oeste 1 da CNBB (estado do MS) realizou entre os dias 8 e 10 de setembro o 5º Congresso Missionário Regional na cidade de Corumbá. Desde 2006, uma das dioceses de Mato Grosso do Sul se torna sede do Congresso. O primeiro foi realizado em Aquidauana e, neste ano aconteceu em Corumbá.

A primeira intenção do congresso foi proporcionar o amadurecimento da consciência missionária de todos os batizados e seguidores de Cristo, aprofundando a responsabilidade da Igreja com a missão além-fronteiras, ou seja, anunciar a Palavra em todos os territórios.

Dom João Bergamasco, bispo diocesano de Corumbá esteve à frente do evento. “O nosso congresso traz muitas simbologias em seu logotipo: guiados por Jesus, temos a cruz missionária que nos guia pelas águas do rio Paraguai que banha o nosso Pantanal e nos une aos demais continentes pela sua continuidade nos oceanos”, destacou Dom João. Estiveram reunidas mais de 500 pessoas de todas as sete dioceses do Estado (Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Coxim, Jardim, Naviraí e Corumbá).

As celebrações do Congresso Missionários foram realizadas no Santuário Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora e no Porto Geral. Todos os momentos foram transmitidos on-line pelo YouTube e Facebook da diocese.

Ao final do Congresso, os bispos emitiram um documento intitulado “Carta Compromisso do V Congresso Missionário do Regional Oeste 1”:

Com os corações ardentes na escuta da Palavra, nós, missionários e missionárias, vindos de todas as Dioceses do Mato Grosso do Sul, colocamos nossos pés a caminho das terras pantaneiras de Santa Cruz de Corumbá e, reunidos no V Congresso Missionário Regional, fomos desafiados a escutar e atender ao chamado do Senhor Ressuscitado: “Ide! da Igreja Local até nos confins do mundo”.

Agradecidos e tocados pelo cuidado acolhedor da Igreja de Corumbá e Ladário, fundados na Eucaristia e sob o olhar materno da Virgem Mãe dos Remédios e da Candelária, fomos encaminhados a uma rica experiência de Oficinas, nas quais a nossa vocação, como “Graça e Missão”, se concretizou nos seguintes temas e compromissos, à luz do Programa Missionário Nacional:

  1. Infância e Adolescência Missionária: Investir esforços e recursos para suscitar vocações missionárias entre crianças e adolescentes, por meio da formação e animação nas dioceses do Regional.
  2. A família e sua responsabilidade de formação para a missão: Que seja lugar de acolhimento, acompanhamento e discernimento, onde, a exemplo da Família de Nazaré, se cria e educa para a missão, em atitude
  3. Iniciação à Vida Cristã e Missão: Que o seio da Comunidade seja o lugar da Iniciação à Vida Cristã, por meio da experiência mistagógica, que suscite uma resposta livre e consciente a Jesus Cristo, em chave missionária.
  4. Migrantes: Necessidade de um processo de mudança interior para abertura, promoção e integração do outro, no respeito às diferenças e riquezas culturais e religiosas de cada pessoa e comunidade.
  5. Animação Missionária e Conselhos Missionários: Consolidar decididamente os Conselhos Missionários, nos níveis diocesano e paroquial, para planejar, animar, articular e coordenar a ação missionária na vida da Igreja.
  6. Missão além fronteiras: Partindo da defesa e promoção da dignidade humana em todas as suas dimensões, anunciar Jesus Cristo, em atitude de cooperação missionária, aprofundando o projeto “Igreja Irmãs” e a “Missão Ad Gentes”.
  7. Espiritualidade Missionária: Discernir processos para superar o crescente espiritualismo desencarnado, em busca de uma espiritualidade genuinamente cristã, alicerçada na Palavra, na Eucaristia e no impulso missionário.

Como a missão se faz em saída, também nós saímos de porta em porta para encontrar o rosto do Cristo, presente em cada pessoa e sua realidade, nas ruas e nas casas, no diálogo fraterno, na escuta da Palavra e na Oração, que suplica e recebe as bênçãos dos céus. Assim, caminhando juntos, como Igreja de Jesus Cristo, nestas terras sul-mato-grossenses, suplicamos que o Espírito de Amor, protagonista da missão, oriente nossas mentes e ilumine nossos passos, a caminho do V Congresso Missionário Nacional, em Manaus, na vivência concreta de tudo o que aqui meditamos e no compromisso de responder ao chamado, “da Igreja Local até os confins do mundo”, sob a proteção da Virgem Maria, Mãe do Perpétuo Socorro.