Início Paróquias Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora promove abertura da “Festa da Padroeira 2024”...

Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora promove abertura da “Festa da Padroeira 2024” em Cuiabá

254
0
Missa Solene no Ginásio do Colégio São Gonçalo abriu os festejos da Padroeira, Nossa Senhora Auxiliadora, em Cuiabá. Foto: PASCOM Santuário.

O Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora de Cuiabá realizou nesta quarta-feira (01/05) a abertura dos “Festeiros da Festa da Padroeira 2024”. A tradicional comemoração vai até 31 de maio. O ápice da festa será no sábado, dia 25 de maio, com a procissão pelas ruas da capital mato-grossense, jantar e show de prêmios. 

Solenidade

A abertura solene começou às 18h com a oração do Santo Terço. Em seguida aconteceu o levantamento do mastro da festa no Santuário de Nossa Senhora Auxliadora. Todas as comunidades da Paróquia São Gonçalo participaram da abertura com as suas bandeiras. O local mais adequado para abrigar a todos na Santa Missa foi o Ginásio Esportivo do Colégio São Gonçalo. A celebração teve a presidência do diretor da presença salesiana, P. Hermenegildo Conceição Silva e concelebração dos demais sacerdotes salesianos da presença, P. Danilo de Araújo Guedes, P. Idenílson Lemes da Conceição, P. Tiago Figueiró e P. Humberto Pereira. Ao final, houve a coroação da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora.

Histórico

A festa acontece desde a chegada dos primeiros missionários salesianos a Mato Grosso, em 1894. Neste ano, o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora comemora os 130 anos da presença salesiana em Cuiabá na festa. Quando os salesianos aportaram em Cuiabá, receberam do Bispo Dom Carlos Luiz D’Amour a administração da Igreja Paroquial de São Gonçalo. Desde então, a Festa do Santuário foi crescendo rapidamente. 

A comunidade lembra ainda que Dom Francisco de Aquino Corrêa, governador e escritor membro da Academia Brasileira de Letras, cadeira n. 34 e Padre Firmo Pinto Duarte Filho, são os mais famosos propagadores da festa. Na edição deste ano, a festa também lembra os 60 anos do nascimento de Francisco Augusto Falcão Filho, cuja história inspirou o Padre Firmo Pinto Duarte, SDB, a fundar a Creche Falcãozinho, de caráter filantrópico.

Caráter social

Além do seu caráter religioso, histórico e cultural, o evento também tem cunho social pois os recursos arrecadados são destinados à manutenção das obras sociais que a Comunidade desenvolve em nossa Capital. Neste ano de 2024, por exemplo, parte da arrecadação será direcionada à Creche Falcãozinho, localizada no bairro do Porto, em Cuiabá-MT.