Início Comunicação Social Santa Maria Domingas Mazzarello, rogai por nós

Santa Maria Domingas Mazzarello, rogai por nós

168
0

 

A família Salesiana celebra com toda a Igreja, neste 13 de maio, a memória de Santa Maria Domingas Mazzarello, fundadora, ao lado de D. Bosco, do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

Nascida em  Mornese, – norte da Itália, na região do Monferrato -,  no dia 9 de maio de 1837, filha de José Mazzarello e de Maria Madalena Calcagno. Maria Domingas foi a primeira de dez filhos.

Ainda bastante jovem, Maria Mazzarello ajudou a cuidar de seus irmãos menores e dos afazeres domésticos. Começou a frequentar as aulas de catecismo e a sobressair-se. Em 1850, fez a primeira comunhão. Aos 16 anos, ajudava seu pai no trabalho dos vinhedos. Já naqueles dias se notavam nela forte caráter e espírito de liderança.

Em 1860, o tifo se abateu sobre o povoado de Mornese. A família dos tios de Maria foi uma das primeiras a contrair a doença. Maria foi ajudá-los, mesmo sabendo que poderia adoecer, o que realmente aconteceu. A partir daí, o rumo de sua vida mudou completamente. Não podendo mais trabalhar no campo, decidiu aprender a costurar, para ensinar as jovens da sua pequena cidade. Com Petronilla, sua amiga, montou uma sala de costura e começou a ensinar o ofício.

Certa vez, ao caminhar pela colina de Bargo Alto, viu diante de si um alto edifício com muitas meninas correndo, brincando num grande pátio interno e ouviu nitidamente estas palavras: “Tome conta destas meninas! A ti as confio!”

As famílias de Mornese começaram a mandar-lhe as filhas e as aulas de costura tornaram-se aulas de treinamento na virtude. Um dia, um senhor viúvo, entregou-lhe suas filhas para que as educasse. Assim, a oficina passou a ser um novo lar para as várias meninas que viam em Maria sua segunda mãe. Aos domingos, após a missa, na praça da igreja, outras crianças se uniam a Maria e a Petronilla, para brincar e divertir-se.

Em 1864, Dom Bosco chegou a Mornese com seus meninos. Todos queriam vê-lo e ouvi-lo. Maria também… Dom Bosco expôs ao pároco, Pe. Pestarino, seu projeto de construir um colégio para os meninos. Antes de partir, ficou conhecendo as iniciativas de Maria e Petronilla: a oficina de costura, o orfanato e a recreação aos domingos para todas as crianças do povoado. Dom Bosco se empolgou com o trabalho delas e propôs a fundação de um instituto feminino que fizesse pelas meninas o que ele fazia em Turim para os meninos.

Mazzarello também viu no convite de Dom Bosco uma resposta às suas orações e aceitou com alegria e coragem a missão, fundando, junto com ele, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora em 1872. Enquanto esteve à frente do instituto, Madre Mazzarello trabalhou com intensidade e entusiasmo. Nos nove anos de sua gestão, foram fundadas 26 novas casas FMA em quatro países diferentes. Hoje o Instituto das FMA conta com mais de 13.500 irmãs distribuídas em 1.436 comunidades, em 94 nações, nos cinco continentes.

No dia 14 de maio de 1881, Madre Mazzarello partiu deste mundo. Sua breve vida – 44 anos- continua sendo uma chama de amor contagiante, que ilumina ainda hoje a sua Família Religiosa.

Foi canonizada em 24 de junho de 1951 e seus restos mortais repousam na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, em Turim, na Itália.

 

Com informações: Instituto Madre Mazzarello – SP