Início Instituição de Ensino Superior SAMU é campo de estágio para acadêmicos de Medicina do UniSALESIANO Araçatuba

SAMU é campo de estágio para acadêmicos de Medicina do UniSALESIANO Araçatuba

66
0

Um outro objetivo da Liga é implantar o projeto “Samuzinho”

SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) de Araçatuba contará, a partir do próximo dia 10 de maio, com a presença dos acadêmicos do Curso de Medicina do UniSALESIANO. Especificamente, tornou-se campo de estágio para os membros da LAMUE (Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergência).

O grupo, formado por 29 integrantes, sendo 13 estagiários e 16 novatos, comemora o acontecimento, já que é a primeira vez que o SAMU de Araçatuba recebe uma turma de Medicina para um ambiente de aulas práticas.

“Há praticamente um ano iniciamos esse processo, de tornar as atividades da Liga mais práticas, com estágios no SAMU, que é o sonho dos nossos ligantes”, afirmou a presidente da LAMUE, Ana Flávia de Jesus Alves, do 7º termo.

Ela contou que foram várias reuniões com profissionais do município, com busca de informações e levantamento de documentações. “O importante é que não desistimos e conquistamos nosso objetivo”, completou.

Até o momento, a Liga já participou de aulas práticas no SAMU com enfermeiros e médicos. Na oportunidade, os alunos aprenderam sobre imobilização, regulação médica, resgate de vítima em acidentes automobilísticos, entre outras ações.

“Desde o princípio, em 2019, quando a LAMUE foi criada, nossa intenção sempre foi de focar mais na prática, trabalhando de forma integrada com o SAMU. E, agora, conseguimos. Estamos muito felizes”, destacou a presidente.

A vice-presidente da LAMUE, Beatriz Parpinelli Scarpin, reforçou a empolgação de todos os estagiários, pois terão oportunidade de acompanhar, em tempo real, a vivência de um emergencista. “A nossa expectativa está bem alta. Temos que agradecer todos que colaboraram para esse feito, como o pessoal da Secretaria de Saúde de Araçatuba, o nosso Coordenador, Dr. Antônio Henrique Poletto, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, André Ornellas, e o Diretor-Geral do UniSALESIANO, Pe. Erondi Tamandaré”, disse.

Além da conquista inédita do estágio dentro do SAMU, um outro objetivo da Liga é implantar o projeto “Samuzinho”, que tem por objetivo proporcionar o ensino de primeiros socorros para a comunidade local.

O Diretor-Geral do UniSALESIANO Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, ressaltou que o estágio é um espaço e um momento significativo, onde os acadêmicos fazem o exercício real, de acordo com a área da profissão escolhida. “Dom Bosco foi, ainda, no século 19, um grande incentivador da formação teórica e prática”, frisou.

Estagiários

A Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergência possui 13 estagiários, que são: Amanda C. S. Fabiano, Ana Flávia de Jesus Alves, Beatriz Parpinelli Scarpin, Bruna dos Anjos B. da Silva, Carolini B. Gumushian, Henrique Daher Isique, Jessyca S. de Araujo, João Pedro S. Leite, Júlia Brait de P. Gomes, Kalyanna R. S. Oliveira, Luana Freitas Freire, Maria C. L. de Carvalho, Marilivia F. Machado.

Além dos estagiários, a LAMUE é composta dos acadêmicos:  Matheus Ignácio Lopes, Gabriela Gonçalves de Carvalho, Livia Maria Barbosa Henning, Tayline Eduarda Ribeiro, Bruna Soares Dos Reis Aranha, Rodrigo Cassemiro Alves Marani, Fernanda Ambrósio da Silv, Rafael Campos Pereira, Gabriel Russo Cury, Yasmim Jeronimo Chibili, Daniel Castilho, Raquel de Castilho Martello, Beatriz Bazalia, Thais Sanches, e Rhuan Enciso.

A Liga possui também dois docentes preceptores, o médico especialista em atendimento de queimados, Dr. Luis Fernando Fernandes Garcia, e o médico do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Araçatuba, Dr. Carlos Henrique Mori Frade, que é também Coordenador do Pronto-Socorro Municipal de Araçatuba. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), docentes preceptores são os profissionais que possuem competência pedagógica, além de conhecimentos e habilidades em desempenhar os procedimentos clínicos.

Monique Bueno
Analista de Comunicação