Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Salesianos reúnem-se para Quinquênio em Barbacena (MG)

Salesianos reúnem-se para Quinquênio em Barbacena (MG)

28 de abril de 2022

Salesianos da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório (BCG) junto com o vice-inspetor P. Elias Roberto, no Quinquênio em Barbacena

O ‘Quinquênio’ é um evento formativo para os salesianos do Brasil que tenham até 5 anos – de votos perpétuos, para os salesianos irmãos – ou de ordenação sacerdotal, para os presbíteros. Neste ano, o encontro acontece em Barbacena (MG).

O Encontro do Quinquênio, começou na segunda-feira (25/04) com a missa presidida pelo Pe. Natale Vitali, inspetor salesiano de Belo Horizonte. Nesta terça-feira (26/04) os Salesianos do Nordeste foram responsáveis pela Liturgia da Missa no Encontro do Quinquênio. Já na quarta-feira (27/04) as liturgias ficaram sob a responsabilidade dos salesianos da Inspetoria de São Paulo. Os salesianos da Inspetoria de Campo Grande são os responsáveis pelas liturgias da quinta-feira (28/04) e os da Inspetoria de Manaus, pela liturgia da sexta-feira (29/04), último dia do encontro.

As formações ministradas pelo Frater Henrique Cristiano José Matos, da Congregação dos Fráteres de Maria, Mãe da Misericórdia, tiveram a Espiritualidade como tema. Outras formações do encontro devem abordar temas como o autocuidado na Vida Religiosa e Presbiteral e a “Identidade Carismática” Salesiana.

Nesta terça-feira, os salesianos tiveram um momento de convivência fraterna em Ouro Preto. Eles estão acompanhados dos Delegados Inspetoriais para a Formação de cada uma das Inspetorias do Brasil. Eles têm algumas reuniões separadas em alguns momentos porque formam a Comissão Nacional de Formadores (CNF).

Grupo da Inspetoria São Luiz Gonzaga (BRE) no Quinquênio em Barbacena (MG)

O Quinquênio deste ano tem a participação 49 salesianos padres e irmãos. Os padres Luiz José Bizarello, Adriano Áureo Toiller e Jeferson Junior Moreira, acompanhados pelo vice-inspetor, P. Ademir Ricardo Cwendrych, participam do encontro pela Inspetoria S. Pio X (BPA). O P. José Tran é o único representante da Inspetoria São Domingos Sávio (BMA), mas foi acompanhado pelo vice-inspetor, P. Felipe Bauzière. Da Inspetoria São Luiz Gonzaga, participam os padres padres: Antonio Neto, Carlos Alberto, Enéas de Andrade, Fabiano Bernardino, Fábio Luciano, Francisco Ataíde, Geraldo de Albuquerque, Jonathan Loureiro, José Lopes, José Wilker, Magno de Carvalho, Marcelo Manoel, Maurício Carlos, Paulo Henrique de Almeida, Raimundo Luan Hadney, Rodrigo Menezes e Valdemir Augusto.

Os representantes da Missão Salesiana de Mato Grosso (BCG) são o Ir. José Maria Vergara, P. Rafael Gustavo Lopes, P. Welinton Francisco da Costa, P. Euller da Silva, P. Fabiano Bernardino do Nascimento, P. Idenílson Lemes da Conceição, P. Joseph Tran Van Lich, P. Beatus Volkmar Tolla e P. Vanderson de Souza Gomes. O vice-inspetor e Delegado Inspetorial para a Formação, P. Elias Roberto acompanha o grupo e integra a CNF.

Ainda participam do Quinquênio outros 12 salesianos, 10 padres e 2 irmãos da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BSP) e 7 padres da Inspetoria São João Bosco (BBH).

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS