Início Comunicação Social Salesianos mobilizam ajuda para as vítimas do terremoto no Marrocos

Salesianos mobilizam ajuda para as vítimas do terremoto no Marrocos

79
0
Jovem caminha pelos escombros em Marrocos. Foto: Salesianos.PT

Os Salesianos de Portugal e de Cabo Verde, por meio da Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano, pretendem auxiliar diretamente as vítimas do terremoto no Marrocos. As doações serão enviadas para o Cardeal Cristóbal López Romero, arcebispo de Rabat, que posteriormente coordenará com a Cáritas Diocesana local. Todos os fundos arrecadados serão usados como ajuda imediata para as necessidades básicas das vítimas deste desastre natural.

Faça sua colaboração através deste LINK

No último dia 1º de setembro, à noite, um terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter (um dos maiores das últimas décadas) atingiu o Marrocos. O epicentro do terremoto devastador foi nas montanhas do Alto Atlas, a cerca de 71 quilômetros a sudoeste de Marraquexe. Estima-se que mais de 2800 pessoas tenham perdido a vida e que mais de 5000 tenham ficado feridas.

Equipes especializadas que já estão no local relatam uma situação de “destruição total”, com estradas bloqueadas e vilarejos completamente destruídos, especialmente porque muitas das áreas afetadas eram ocupadas pelas tradicionais casas da região do Alto Atlas, construídas com tijolos de barro, que se desmoronaram.

A frustração da população local é grande, pois a ajuda para resgatar possíveis sobreviventes está chegando de forma limitada devido à dificuldade de acesso a equipamentos e equipes de socorro. “Agora o que preocupa são as vítimas, os muitos feridos e os danos estruturais nos prédios, mesmo nos pequenos povoados”, explicou o Cardeal Cristóbal López Romero.

Com informações: Salesianos.PT