Início Pastoral Juvenil Vocacional Salesianos irmãos realizam encontro Inspetorial

Salesianos irmãos realizam encontro Inspetorial

52
0

Reunião realizada no Instituto São Vicente

Encontro de salesianos irmãos tem objetivo de fortalecer identidade vocacional e aprofundar espiritualidade diante da missão de fé abraçada

A vida religiosa do salesiano irmão está assemelhada à experiência vivida pelos “discípulos de Emaús”, conforme demonstrou a apresentação feita pelo padre Ademir Lima de Oliveira, na primeira reflexão do encontro tradicional dentro da Inspetoria Salesiana.

De acordo com o coordenador do encontro, irmão João Molina, a Comissão Nacional de Formação Salesiana tem feito um trabalho intenso nos últimos anos sobre a dimensão vocacional do salesiano irmão. “Nós temos 23 salesianos irmãos na Inspetoria de Mato Grosso e somos a inspetoria brasileira com maior número de salesianos irmãos. Eu percebo que hoje os jovens estão mais perto de nós porque, como Dom Bosco dizia que o salesiano irmão deve estar onde o padre não consegue chegar, nós com a aparência mais próxima do leigo, temos a oportunidade de levar a presença salesiana na dimensão pastoral e familiar aos jovens mais distantes,” afirmou.

A abertura do encontro foi feita pelo vice-inspetor, P. Elias Roberto. Ele destacou a alegria e gratidão da equipe inspetorial pela dedicação e amor dos irmãos no trabalho junto às presenças salesianas nos três Estados abrangidos pela MSMT. “Eu penso que Dom Bosco quer isso, e que nós, no dia-a-dia, estamos desta forma desempenhando a nossa vocação salesiana,” concluiu.

O Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil, Animação Vocacional e Missionária, P. Wagner Galvão celebrou a  Santa Missa para os salesianos reunidos. Dos dez irmãos que participaram do encontro, a maioria veio das presenças no Estado de Mato Grosso, o que demonstrou o empenho e compromisso de todos pelo fortalecimento da identidade vocacional e aprofundamento espiritual dentro da Congregação.