Início Pastoral Juvenil Vocacional Salesianos e leigos fazem aprofundamento de trabalhos no Encontro Inspetorial de Coordenadores...

Salesianos e leigos fazem aprofundamento de trabalhos no Encontro Inspetorial de Coordenadores de Pastoral, Ação Missionária e Comunicação

33
0

Em dois dias de encontro no Instituto São Vicente, 4 e 5 de outubro, Coordenadores de Pastoral, Ação Missionária e Comunicação de quase todas as presenças salesianas da Inspetoria de Campo Grande estudaram e debateram sobre temas ligados às atividades pastorais desenvolvidas.

O professor José Edmilson Schinelo, mestre em Teologia e professora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) apresentou o Documento 114 de Estudos da CNBB, que trata da animação Bíblica da Pastoral. O primeiro apresenta a iluminação bíblica, a partir da parábola do semeador. O segundo, tem por objetivo apresentar o que significa a animação bíblica da pastoral. O terceiro capítulo trata dos desafios a serem enfrentados pela animação bíblica. O quarto capítulo fala dos agentes da semeadura: os bispos, padres, diáconos, catequistas, leigos e leigas. O quinto apresenta os tipos de terreno que acolhem a Palavra de Deus, sendo elencados mais dez tipos. O sexto capítulo fala dos métodos de leitura da Palavra de Deus, sendo os principais a Leitura Orante da Palavra e a Lectio Divina. Por fim, o último capítulo traz propostas concretas para a implantação de projetos da animação bíblica da pastoral nos níveis nacional, regional, diocesano e de comunidades eclesiais missionárias.

Ainda na tarde de terça-feira, o delegado inspetorial para Comunicação Social da MSMT, Euclides Fernandes apresentou alguns aspectos da Comunicação Salesiana, partindo como referência de São Francisco de Sales e São João Bosco. Ele ainda apontou linhas gerais sobre como integrar as atividades pastorais das presenças salesianas com a Comunicação.

O segundo dia de encontro teve a apresentação das atividades da Pastoral Vocacional e a importância da implantação do SAV – Serviço de Acompanhamento Vocacional – em todas as presenças da inspetoria. Também foram apresentadas as atividades da Pastoral Juvenil e a organização da AJS na inspetoria. Em seguida houve um tempo para a partilha de experiências pastorais entre os representantes das diversas presenças que participaram do encontro. Em clima de alegria salesiana e fraternidade, o encontro foi encerrado com a Missa, presidida pelo P. João dos Santos Neto seguida de um almoço festivo.

Artigo anterior2º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação do UniSALESIANO recebe inscrições do mundo todo
Próximo artigoInspetor salesiano celebra missa com seminaristas diocesanos em Campo Grande