Início Família Salesiana Salesianos divulgam o hino oficial do IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora

Salesianos divulgam o hino oficial do IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora

402
0
Foto: Reprodução Youtube

A canção “Dar-te-ei a Mestra”, é o hino oficial do IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora. A Inspetoria Salesiana de Portugal divulgou na manhã desta sexta-feira (05/01) a canção em suas redes sociais. O hino atua como um símbolo de ligação entre todos os participantes. 

Com letra do P. Simão Cruz, sdb e música de António Ferreira, a canção apresenta Maria como Mãe e Protetora, que guia os caminhos da Família Salesiana e de todos os seus filhos. 

A letra faz referência ao “Sonhos dos nove anos”, de São João Bosco – que também serve de inspiração ao tema do próprio Congresso – e nos transporta, graças às imagens do videoclipe, através das diferentes obras salesianas espalhadas pelo país anfitrião do Congresso (Portugal). Trata-se de uma forma de mostrar que todas elas contam com a proteção de Maria Auxiliadora.  

O hino, que reflete a essência deste importante momento, e funciona como uma fonte de motivação e de orientação, é interpretado nas línguas oficiais do Congresso Internacional, promovendo a união entre todos os participantes.

O Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, promovido pela Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), acontecerá em Fátima (Portugal), de 29 de agosto a 1° de setembro deste ano (2024). O evento é destinado a todos os grupos da Família Salesiana, e demais devotos de Maria Auxiliadora.

O congresso tem como principal objetivo divulgar, aprofundar e disseminar a devoção a Maria Auxiliadora

Apresentando-se como uma proposta para todos os grupos da Família Salesiana, os Congressos Internacionais de Maria Auxiliadora reconhecem, no culto eucarístico e na devoção a Maria Auxiliadora, dois aspectos carismáticos do espírito salesiano.

O primeiro destes encontros foi convocado pelo Padre Egídio Viganò e ocorreu em Turim, em 1988, no Centenário da morte de São João Bosco. Desde então, já aconteceram mais sete Congressos Internacionais. No último deles, em Buenos Aires, na Argentina, em 2019, por ocasião do 150º aniversário da fundação da ADMA, foi anunciado que o IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora seria realizado em Fátima, um local mariano por excelência e de peregrinação.

Itinerário formativo

O tema escolhido para o IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, “Eu te darei a Mestra”, relembra o “Sonho dos Nove Anos” de Dom Bosco, cujo bicentenário será celebrado em 2024. Partindo do sonho, o objetivo é divulgar cada vez mais Maria como Mãe e Mestra que acompanha e guia toda a Família Salesiana no caminho em direção a Jesus e aos jovens, especialmente os mais necessitados.

O itinerário formativo, pensado como preparação para o Congresso, buscará aprofundar o “Sonho dos Nove Anos” e será dividido em cinco temas e 10 etapas. O primeiro tema presente no sonho é, evidentemente, a missão oratoriana: aqui será analisado o carisma educativo, bem como o sistema preventivo, como caminho de santidade. O segundo tema destacará o mistério da vida como vocação e missão, algo que está em nós, mas que é maior do que nós. Aqui, pensaremos sobre o tema da fé, discernimento vocacional, luta espiritual, vida cristã. No terceiro tema, somos convidados a pensar sobre a experiência de Deus, como presença e mistério, uma experiência que envolve os temas do encontro e do anúncio, da conversão e da fé, da contemplação e da ação, da liturgia e do apostolado. O quarto tema apresenta o estilo próprio do carisma salesiano, a amorevolezza. O objetivo será promover uma pedagogia do amor, totalmente inspirada na caridade de Deus, e, portanto, um estilo relacional marcado pela humildade e mansidão, benevolência e afabilidade. O último tema garante a oportunidade de refletir sobre o rosto feminino e maternal da Igreja, em todo o desígnio de Deus.

Participação no Congresso Internacional de Maria Auxiliadora

O processo de inscrição para o IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora já está em andamento. A inscrição é individual e pode ser feita através do formulário disponível no site do congresso. A participação terá o valor de 150 euros para adultos e de 60 euros para crianças, incluindo o kit de participação e as refeições de todos os dias do congresso, desde o jantar de quinta-feira, dia 29 de agosto, até o almoço de domingo, dia 1 de setembro de 2024.

Ouça abaixo o Hino do IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora