Início Comunicação Social Salesianos de Campo Grande concluem seu 28° Capítulo Inspetorial

Salesianos de Campo Grande concluem seu 28° Capítulo Inspetorial

53
0

Com a Bênção de Nossa Senhora Auxiliadora dirigida pelo Inspetor, P. Ricardo Carlos, os salesianos capitulares da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório (BCG) concluíram os trabalhos do 28° Capítulo Inspetorial, depois de quatro dias intensos de estudos, trabalhos, oração e reflexão, realizados no Instituto São Vicente, em Campo Grande.

O primeiro dia de capítulo foi para um momento de espiritualidade, orientado pelo P. Nivaldo Pessinati, que falou sobre a identidade do religioso consagrado na pedagogia salesiana, no período da manhã. À tarde, foram feitas as orientações sobre a dinâmica dos trabalhos.

Os estudos e análises em grupos começaram na quarta-feira (23/03) com a análise das contribuições feitas pelas comunidades salesianas ao texto do Projeto Orgânico Inspetorial (POI) previamente atualizado pela equipe pré-capitular. Cinco leigos atuantes nas presenças salesianas ou membros da Família Salesiana também participaram dos trabalhos em grupo.  Após o dia todo de estudos, o novo texto foi aprovado por unanimidade pela assembleia capitular.

Os dias de capítulo sempre começaram com a Celebração Eucarística. No primeiro dia, a missa foi presidida pelo inspetor, P. Ricardo Carlos; no segundo dia, pelo Reitor da UCDB, P. José Marinoni; no terceiro dia, pelo secretário inspetorial, P. João Bosco Maciel e, no último dia, Solenidade Litúrgica da Anunciação do Senhor, a missa foi presidida pelo Bispo Emérito de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello. Ao final da celebração, Dom Vitório dirigiu o Ato de Consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Nossa Senhora, conforme pedido do Papa Francisco, em comunhão com toda a Igreja no mundo, em uma prece pela paz.

O último dia de capítulo foi dedicado à revisão do Diretório Inspetorial, para atualizar as orientações, diretrizes e metas para os salesianos da Inspetoria de Campo Grande durante o próximo sexênio. Ao final da tarde, o texto foi aprovado por unanimidade pelos capitulares.

 

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02