Início Pastoral Juvenil Vocacional Salesianos celebram aniversário de Profissão Religiosa na festa de São João Bosco

Salesianos celebram aniversário de Profissão Religiosa na festa de São João Bosco

61
0

A festa litúrgica de São João Bosco é celebrada no dia 31 de janeiro, data em que o santo fundador da Congregação Salesiana entrou no Paraíso Celeste. Ele foi canonizado no dia 1° de abril de 1934 pelo papa Pio XI. No centenário de sua morte, em 31 de janeiro de 1988, o papa São João Paulo II declarou S. João Bosco, Pai e Mestre da Juventude. Seu corpo repousa na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim.

Entre as inúmeras celebrações em homenagem ao fundador, na América Latina foi criada a tradição de que a primeira profissão religiosa dos noviços seja feita no dia 31 de janeiro, ou em dias próximos, encerrando o período do Noviciado e dando início ao período de vida consagrada.

Os votos realizados no ato da consagração religiosa expressam um caminho para a vivência radical da doação do(a) religioso(a) a Deus, toda a sua vida estará plenamente disponível para o seguimento a Cristo. Os votos têm como finalidade proporcionar ao consagrado a ruptura de todos os condicionamentos humanos, sejam eles personalistas, culturais ou ideológicos, sendo autêntico no anúncio do Evangelho realizado por ele(a). Por sua vez, eles são determinantes na vida missionária do consagrado(a) pois, através deles, rompem-se as amarras que nos impedem de servirmos com amor aos irmãos. Eles expressam um gesto de total liberdade e disponibilidade.

Neste ano, 11 salesianos da Inspetoria de Campo Grande, completam jubileu de profissão religiosa no dia 31 de janeiro ou dias próximos. Em nome deles, seguem a homenagem e as orações pela consagração feita a Deus a todos os que também têm aniversário de votos nesta data.

P. Afonso de Castro                         –              60 anos

P. Inácio Eraureu M. da Silva        –              55 anos

P. Osmar Augusto Bezutte           –              55 anos

P. Lauro Takaki Shinohara           –             50 anos

P. Orozimbo de Paula                     –              30 anos

P. Marcelo Fujimura                        –              20 anos

P. José Marcos de Oliveira            –              15 anos

P. Edson Cardoso Colman             –              15 anos

P. João Marcos A. Ramos              –              15 anos

P. Eduardo Pereira de Moura      –              15 anos

P. Welinton F. da Costa                  –              15 anos